“Casa Portuguesa” quer mais eco-famílias em Estarreja

sexta, 08 de abril 2011

O teatro de marionetas que representa uma eco-família conquistou os alunos do 1º ciclo e apelou às boas práticas ambientais como mais um elemento imprescindível que deve figurar em todos os lares. Esta campanha de sensibilização ambiental denominada “Casa Portuguesa” decorreu na última semana e é desenvolvida em parceria com a SUMA.

Ângela Vieira, técnica de sensibilização da SUMA, deu corpo e voz a estes 4 bonecos. O João, o mais novo desta família modelo, é o rei da reutilização e de uns cds velhos fez uma cortina para o seu quarto! E aproveitou um sofá que o seu tio ia deitar no lixo, um erro grave que o João emendou. E se o sofá estivesse realmente estragado, o João não o deitaria para o lixo, chamaria o serviço municipal de recolha de monos. Estas foram algumas das mensagens práticas transmitidas neste contacto pró-activo com os alunos.

A Jéssica e o Rodrigo, do 4º ano da Escola do 1º Ciclo da Sr.ª do Monte, Salreu, como eco-mosqueteiros que são, prometem cumprir a missão que lhes foi designada: transformarem a sua família, numa eco-família, veiculando em casa as mensagens pró-ambientais e de gestão sustentável dos resíduos, que passa por 3 princípios fundamentais: “Reduzir, Reutilizar e Reciclar!”, sublinham em coro.

“São eles que levam as lições aos pais”, confirma a professora Sandra Gomes. “Eles retêm estes conceitos. Estão sempre interessados e empenhados”, afiança com satisfação.

Comportamentos que devem ser transmitidos também fora de portas, no exercício da Cidadania como aspecto fundamental para a salvaguarda da Urbanidade, através de dois valores que foram relembrados na sessão: “Respeitar e Responsabilizar!”

Pretende-se, desta forma, que cada família seja uma referência para os seus e para outros núcleos familiares. Rotinas como Reduzir, Reutilizar e Reciclar são essenciais para garantir um presente e um futuro sustentáveis para as gerações actuais e futuras.

A sessão terminou com o grito de guerra dos Eco-Mosqueteiros: “Um por Todos e Todos pelo Ambiente!”

PRÓXIMA CAMPANHA PARA OS JARDINS-DE-INFÂNCIA

A próxima campanha da Câmara Municipal e SUMA é direccionada aos mais pequenos. A campanha de sensibilização “Eco-Rabisca” vai percorrer os Jardins-de-infância do Município e ensina, através de jogos e actividades pedagógicas, como preservar o ambiente.

Promovida no âmbito do trabalho que as duas entidades têm desenvolvido em conjunto no campo da Sensibilização Ambiental e da Cidadania, a estratégia de acção desta campanha, para além do contacto pró-activo com as crianças e educadores, baseia-se na distribuição qualitativa de livro de eco-aprendizagens, o “Eco-Rabisca”, para ser trabalhado em múltiplos contextos (na escola, individualmente ou em grupo, em casa com a família, …).

A política dos 5 R’s e o acondicionamento e deposição de pequenos lixos são algumas das temáticas abordadas neste caderno que começará a ser distribuído nos Jardins-de-infância de Estarreja a partir de 25 de Maio.

CRIANÇAS APRENDEM A RECICLAR PAPEL

Numa actividade já habitual junto das escolas, o Sector de Educação Ambiental da Câmara Municipal promove, entre até 9 de Maio, ateliês de papel reciclado, destinados às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo. Esta acção denominada "O Rabiscas – Lápis de Cor Laranja" envolve 877 alunos, num total de 44 sessões.

As crianças vão aprender a fazer papel reciclado, interiorizando o conceito de uma forma concreta, praticando. Este tipo de actividade constitui uma forma diferenciada de estimular e motivar a comunidade escolar a tratar a temática dos resíduos, fazendo elas próprias folhas de papel reciclado que posteriormente utilizarão das mais variadas formas.

Até agora, o programa de educação ambiental "O Rabiscas", que vai alterando a sua cor de acordo com a área de actuação, incluiu a realização de acções sobre compostagem e agricultura biológica, plantas aromáticas e a plantação de árvores, envolvendo 1343 alunos.

A Educação Ambiental constitui o vector estratégico de acção no desenvolvimento sustentável do Município. Educar as futuras gerações, formando cidadãos ambientalmente responsáveis, continua a ser uma das prioridades da autarquia.