Projecto Família – Câmara Municipal e Misericórdia de Estarreja criam, na Teixugueira, um espaço de Educação contra a Pobreza.

segunda, 06 de janeiro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja através do seu Pelouro de Acção Social e no âmbito do Projecto Família criou na Urbanização da Teixugueira, em parceria com a Misericórdia de Estarreja, um espaço dedicado a jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, com o objectivo de combater a pobreza e os comportamentos de risco através da Educação. O espaço – um Clube de ocupação de tempos livres para os jovens – está equipado com recursos que visam o investimento na Educação, em áreas tão distintas como a leitura e a fotografia, a culinária e a economia doméstica, a pintura e os jogos tradicionais. Tendo como objectivo imediato retirar os jovens da rua, esta intervenção abrange, actualmente, 20 jovens, mas também as situações das suas famílias estão a ser acompanhadas, pelo que 10 mães estão já inseridas em acções de formação. Com o propósito de alargar esta acção às outras freguesias, o Projecto Família prepara-se para arrancar, já este mês, com um programa de Itinerância, através da utilização de um mini-autocarro que, equipado com os mesmos recursos de base que o Clube, percorrerá todas as freguesias do Concelho e procurará levar aos jovens este projecto de Educação contra a Pobreza. O programa de Itinerância surge através de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Misericórdia de Estarreja (entidades Promotora e Gestora do Projecto Família, respectivamente) e graças à colaboração exemplar da empresa Salvador Caetano, que produziu um veículo inovador. Trata-se de um projecto pioneiro e inovador no conceito de Itinerância aliado à luta contra a Pobreza, que recorre a um projecto educativo forte, a 2 animadores e a um trabalho de formação base que tem como modelo o Clube da Teixugueira.