Estarreja tem Associação de Colectividades

segunda, 09 de maio 2011

Está constituída a Associação Concelhia das Associações e Colectividades do Concelho de Estarreja (ACACE). Numa sessão que aconteceu no dia 30 de Abril, no Auditório da SEMA, estiveram presentes cerca de 20 representantes de Colectividades e Associações do Concelho, tendo sido aprovado o Projecto de Estatutos e nomeada a Comissão Instaladora.

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, em cooperação com a Colectividade Elo, a Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas, e com o apoio da Câmara Municipal e a SEMA, promoveu o Plenário de Colectividades, com o objectivo de deliberar sobre a proposta de constituição da Associação de Colectividades e Associações do Concelho.

A comissão é constituída pelas seguintes colectividades:

- Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas [Associação Elo]
- Associação Desportiva Arsenal de Canelas
- Associação Cultural e Recreativa do Roxico
- Grupo de Samba A.R.C.G.S. "OS MORENOS"
- Núcleo Sportinguista do Concelho de Estarreja
- Sociedade Columbófila de Estarreja

A Comissão Instaladora tem, entre outras, as competências para, no prazo de 150 dias, efectuar o registo provisório, escritura de estatutos e eleição dos corpos gerentes.

Esta acção insere-se no âmbito do programa “Estarreja 2011 – Capital do Associativismo”, levado a cabo pela Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, que culminará com a realização de actividades comemorativas do Dia Nacional das Colectividades, nos próximos dias 28 e 29 de Maio.

Esta primeira iniciativa constitui um dia histórico para as Colectividades do Concelho de Estarreja, que passarão a ter uma voz mais activa e presente junto das entidades regionais e nacionais, com vista à satisfação de interesses comuns e ao melhor desenvolvimento e prossecução das suas actividades associativas, com especial incidência para as vertentes da formação, informação e apoio técnico, servindo melhor das populações onde estão inseridas.