Cine-Teatro de Estarreja convida a participar em espectáculo

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS DE FORMAÇÃO

segunda, 16 de maio 2011

Estão abertas as inscrições para participação nas Oficinas e Espectáculo Comunitário Em Viagem, pelo Trigo Limpo Teatro Acert. Uma peça aberta à participação comunitária que deixa pegadas artísticas por todos os locais onde passa…

Em Estarreja o espectáculo está previsto para Sábado, 28 de Maio, com as Oficinas a decorrerem nos três dias anteriores. São oficinas de formação em construção (de vime), movimento e interpretação destinadas a voluntários para participar no espectáculo comunitário Em Viagem, do Trigo Limpo Teatro Acert.

Dando continuidade à vertente comunitária subjacente à actuação do TRIGO LIMPO, este trabalho conta com a participação de pessoas e entidades em todos os locais de apresentação.

Com vista à preparação destes ‘actores’, a companhia ACERT promove a realização de oficinas nos três dias que antecedem o espectáculo, 25, 26 e 27 de Maio.

Podem também integrar-se outros criadores/artistas locais, associações e grupos amadores, por exemplo, bandas de música, corais, grupos de teatro de amadores, etc. Desta forma, o Teatro abre-se à comunidade e transmite conhecimentos sobre o processo criativo em todos os sítios que visita.

Oficina de Movimento e Interpretação

Através da técnica de clown, aliada a noções básicas de movimento, são recriadas as cenas do espectáculo que envolvem a integração dos participantes na oficina. Horário proposto para a Oficina: das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.

Oficina de construção cenográfica e de adereços

Usando uma técnica ancestral que envolve a cana, o vime, a fita de papel, o papel, a cola branca de madeira e a tinta de água, vamos aprender a criar formas espectaculares. Estes objectos, que vão desde máscaras até grandes objectos cénicos, serão posteriormente utilizados em palco. Horário proposto para a Oficina: das 18h às 20h.

Horário dos ensaios com todos os intervenientes: 21h às 23h

Dia da apresentação: horário a combinar com todos os intervenientes no espectáculo.

Calendário geral
Qua 25 Mai 10H, 14H30, 18H, 21H
Qui 26 Mai 10H, 14H30, 18H, 21H
Sex 27 Mai 10H, 14H30, 18H, 21H


INSCRIÇÕES
Os interessados em participar podem inscrever-se pelos tel. 234 811 300 / 925 651 668 ou para os emails bilheteira@cineteatroestarreja.com e apoioadmin@cineteatroestarreja.com indicando os seguintes dados:

- nome completo
- morada, incluindo código postal e localidade
- contacto telefónico (telemóvel de preferência)
- data de nascimento
- disponibilidade de dias/horas para participar nas Oficinas (não é necessária disponibilidade total)


O ESPECTÁCULO…

Um casal (que faz talvez lembrar os antigos Descobridores) parte em viagem e depara-se com uma encruzilhada. Devemos estar a chegar – disse o homem. E continuaram. Devemos estar enganados. Devemos ter vindo por um caminho errado – disse a mulher. Com certeza que nos enganámos no caminho.

O que é que vamos fazer? Seguir em frente. E seguiram… Numa sucessão de enganos, chegam a diversos sítios, mas continuam a perder-se e não encontram o caminho de regresso.
 
Eis um espectáculo com base numa narrativa dramatúrgica que entrecruza o conto “A Viagem”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e a “História Trágico-Marítima”, de Bernardo G. de Brito.


“…e fomos até ter vista da ilha, mais por teima que por outra coisa e não achámos saída; e não achando saída fizemos um bordo de sudoeste para a contrabanda donde viemos, onde andámos quinze dias sem poder sair com muita chuva, vento e frio.”

In História Trágico-Marítima


ACTIVIDADE CO-FINANCIADA PELA UE/ FEDER, QREN, MAIS CENTRO, INALENTEJO, POR LISBOA, O NOVO NORTE

 

www.cineteatroestarreja.com