ESCOLA MUNICIPAL DE DESPORTO LANÇA “ GINÁSTICA GERIÁTRICA” - EM TODO O CONCELHO.

terça, 07 de janeiro 2003

Segunda Feira das 10:30 às 11:30 - Santa Casa da Misericórdia de Estarreja (Turma 1) Segunda Feira das 14:30 às 15:30 - Centro de Dia Humanitária de Salreu Terça Feira das 14:30 às 15:30 - Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca Quarta Feira das 14:30 às 15:30 - Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó Quarta Feira das 14:30 às 15:30 - Lar Evangélico Vida Nova de Pardilhó Quinta Feira das 14:30 às 15:30 - Centro Social e Paroquial de São Tomé de Canelas Sexta Feira das 14:30 às 15:30 - Santa Casa da Misericórdia de Estarreja (Turma 2) PERTINÊNCIA DO PROGRAMA É certo que a população mundial está a envelhecer, fenómeno este reflectindo-se não só na proporção (crescente) de sujeitos idosos, mas também na esperança média de vida que tende a aumentar. No início deste século a população com idade superior a 60 anos não passava os 5%, hoje representam um quinto da população mundial, característica esta inerente a cerca de 20% dos países industrializados e que vão ultrapassando actualmente este valor. Torna-se cada vez mais crescente o interesse, nomeadamente nos últimos anos, por parte de diferentes ramos do conhecimento, pelo bem-estar, saúde e qualidade de vida dos idosos. Entender o processo de envelhecimento é, não só, importante para determinar a etiologia associada aos processos degenerativos que lhe estão associados, mas também para conhecer e desenvolver estratégias que atenuem os efeitos da senescência de forma a garantir, a vivência do final do ciclo de vida de uma forma autónoma e qualitativamente positiva. Nesta perspectiva, um dos desafios da sociedade actual e, particularmente, para o século XXI, arriscamos afirmar ser melhorar a qualidade de vida durante a velhice, uma vez cientes de que os idosos vivem hoje mais tempo, mas que nem sempre em qualidade, integrados na sociedade e na família. Vários têm sido os factores que têm sido identificados como potenciais atenuantes do envelhecimento prematuro, tais como os bons hábitos alimentares, a redução do consumo de álcool e tabaco e uma prática regular de actividade física. O exercício tem merecido especial ênfase, de entre estes factores, sabendo que muitos efeitos deletérios associados ao envelhecimento podem ser atribuídos em grande escala ao sedentarismo. Está cada vez mais claro que uma das barreiras associadas à diminuição da AF na população de mais idade está associada a factores sócio-demográficos e de competência pessoal expressa na confiança como é percebida a participação num programa de actividades físicas. No âmbito das ideias expressas anteriormente, serão apresentadas as linhas gerais da orientação do programa que propomos desenvolver junto da pessoa idosa, no concelho de Estarreja, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, de forma a sensibilizar esta população para a prática de actividades físicas, neste caso de Ginástica de Manutenção ou Ginástica Geriátrica (relativamente aos idosos).