Novo Orfeão da Banda Visconde de Salreu

quarta, 18 de maio 2011

A Banda Visconde de Salreu (BVS) promoveu a apresentação oficial do seu novo Orfeão. Sonho antigo da instituição, cumpre-se agora pelo empenho do Maestro Afonso Alves, que o formou, e pela entrega dos Músicos da Banda que lhe dão voz. O conterrâneo Coral da Associação Cultural de Salreu foi o padrinho.

Presente na estreia, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, sublinhou a riqueza e tradição coral da Vila de Salreu, agora reforçada com mais este desafio da BVS, num reconhecido dinamismo que acentua no município a marca da cultura, essencial pilar de desenvolvimento, sempre de braço dado com a educação. Terminou desejando ao Maestro e aos jovens orfeonistas os maiores sucessos musicais.

O Orfeão da Banda Visconde de Salreu nasceu oficialmente no sábado, dia 14 de Maio de 2011. No entanto, a primeira experiência musical deste grupo teve lugar no Natal, num espectáculo organizado pela BVS. Uma participação que acabou por dar frutos uma vez que esse grupo de pessoas demonstrou interesse em dar continuidade ao projecto.

É assim que, por força da vontade dos actuais orfeonistas, com o total apoio da Direcção, presidida por Raquel de Jesus, é criado no seio da colectividade o Orfeão da BVS, dirigido por Afonso Alves, também maestro da Banda.

No espectáculo de sábado, para além da estreia oficial do novo Orfeão, actuaram os padrinhos do novo grupo, o Coral da Associação Cultural de Salreu, o Orfeão da Associação Cultural de Recardães e o Coro Feminino do Conservatório do Vale de Sousa.