Novos equipamentos para um Município mais limpo

quarta, 18 de maio 2011

A Câmara Municipal continua a investir mais e melhor nas áreas de gestão dos resíduos urbanos, limpeza e higiene pública, adequando os investimentos às necessidades do concelho para os que cá vivem tenham melhor qualidade de vida. Um conjunto de novos equipamentos já adquiridos ou em fase de aquisição implica um investimento global superior a 120 mil euros.

A autarquia procedeu à substituição de 120 contentores nas 7 freguesias do concelho. Os novos equipamentos destinados à recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) indiferenciados foram colocados em todo o município.

O objectivo foi retirar das ruas de Estarreja os velhos contentores de chapa, com mais de 20 anos e já degradados, sendo substituídos por contentores de polietileno, mais leves, facilitando também as operações de recolha dos RSU indiferenciados. Foram ainda substituídas todas as papeleiras existentes na Cidade, num total de 75 equipamentos. O investimento da autarquia nestas duas acções totalizou 27.767,25 €.

RSU´s custam 650 mil euros por ano

Estarreja possui 895 pontos de recolha (contentores) distribuídos por todo o município, o que representa um crescimento de 23% relativamente ao ano de 2007. Longe vão os tempos do sistema de recolha porta-a-porta, em que os sacos de lixo eram deixados na rua, com a introdução de mudanças assinaláveis e iniciadas em 2002 com a entrada em vigor do novo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos e a colocação de contentores MOLOK, recipientes mais modernos, higiénicos e ecológicos.

Neste momento, a autarquia tem em curso a aquisição de um novo equipamento mecânico de varredura, para substituir a viatura actual que tem cerca de 7 anos, investindo mais 90 mil euros. A varredura mecânica é executada em doze circuitos, assegurados por 4 colaboradores, com recurso a uma varredora e a uma aspiradora, adquirida o ano passado, onde a autarquia despendeu mais 9500 €.

Em 2010, a Câmara Municipal despendeu um total de 645.371,89 € em recolha de RSU, lavagem de contentores e tratamento/deposição em aterro dos RSU. Por outro lado, a receita apurada com a tarifa de RSU cobrada aos munícipes foi de 188.561,19 €. Isto é, o Município suportou um saldo negativo que em 2010 ascendeu a 450 mil € e que pretende diminuir futuramente, de modo progressivo, mantendo a qualidade do serviço actual.

Cada Munícipe produz 0,9 kg de lixo por dia

No ano transacto, Estarreja produziu 9,600 toneladas de resíduos sólidos urbanos com destino a aterro sanitário, correspondendo aos totais de RSU, limpeza urbana, monos, ramagens e jardinagens e madeira, que não pode ser reciclada, de acordo com o relatório anual da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A.

Estarreja apresenta uma capitação de 0,923 kg de RSU indiferenciado por habitante e por dia, um valor abaixo da média do Sistema Multimunicipal (1,047 kg), e que reduziu comparativamente a 2009, ano em que cada estarrejense produziu 0,934 kg de lixo por dia.

O valor registado em Estarreja representa assim uma diminuição de 1,17% relativamente ao ano anterior, contrariando a média do sistema que regista um aumento de produção de lixo em 0,7%. Os valores conseguidos em Estarreja podem ser explicados por uma maior aceitação dos planos de sensibilização efectuados no âmbito da prevenção da produção de resíduos.

Num passado recente, foi visível em Estarreja o aumento da quantidade de RSU enviados para aterro devido essencialmente à diminuição de lixeiras clandestinas, ao serviço de recolha de monos, à mudança de hábitos dos munícipes das freguesias mais rurais, com uma utilização mais frequente do contentor do lixo e limpeza das áreas juntos aos contentores.

Agora, os serviços da autarquia prevêem que a capitação dos RSU por habitante continue a diminuir, dadas as condições económicas do país, mas também como resultado das numerosas campanhas de sensibilização desenvolvidas pelo Município.

» A limpeza de um concelho não depende apenas da Câmara Municipal. O comportamento cívico dos Munícipes é parte essencial para que Estarreja seja Limpa e Agradável para viver! Contribua!