Regeneração urbada da Cidade de Estarreja: Participação pública

sexta, 20 de maio 2011

O Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja visa renovar e transformar a Cidade num espaço sustentável de referência e representa um investimento aproximado de 1,4milhões de euros, fruto de uma candidatura específica  aos fundos europeus, que comparticipam em 80 %.

Neste Programa, designado “EcoEstarreja”,  no sentido de incrementar hábitos de participação e partilha de informação, estão planeados vários momentos de participação orientados para diferentes públicos alvos – residentes, público escolar, comerciantes e empreendedores.

O momento de participação relativo ao público escolar terá arranque na X Semana do Ambiente, 21 a 29 de Maio de 2011, com a exposição EcoEstarreja onde serão apresentados os projectos e será possível aos mais novos, com a ajuda de imagens, vídeos e dos materiais EcoEstarreja (mel, sementes ou sacos de pano), aprender a ser mais sustentáveis.

O envolvimento dos comerciantes tem por base a realização do Concurso EcoEstarreja, uma iniciativa que visa promover estabelecimentos comerciais mais sustentáveis e que contribuam para a afirmação da ecocidade. Já decorridos dois momentos de participação orientados para este público, está agora no terreno o momento de inscrição e arranque do Concurso.

A mobilização e participação da população da Cidade e do Concelho são também fundamentais para o sucesso da Regeneração Urbana de Estarreja. Neste sentido, realizou-se a 26 de Janeiro uma sessão de participação pública onde se apresentou o projecto de regeneração urbana da Cidade de Estarreja e foi criado e disponibilizado uma página de internet – http://ecocidade.cm-estarreja.pt/ – onde estão disponíveis informações e canais de participação permanentes.


Participe e contribua para que a Cidade e o Concelho de Estarreja seja um exemplo de sustentabilidade.


Projectos Eco Estarreja

. Qualificação do espaço central da Cidade – Pedonalização dos acessos contíguos aos Paços do Concelho

. Ponte Pedonal/Ciclável do Parque do Antuã

. Viver o Parque - Projecto de Equipamento e Promoção de Utilização do Parque Municipal do Antuã

. Percurso Biourbano / Ligação pedonal e ciclável do PMA (centro da cidade) aos percursos naturais em Zona de Protecção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 (BioRia)

. Iluminação da Área de Intervenção com recurso a fontes renováveis ou eco-eficientes

. Observatório “EcoEstarreja”

. Contenção e arranjo da margem sul do rio Antuã

. Programa de Promoção da EcoCidade

. Remodelação da Piscina Maria de Lurdes Breu e conversão e Espaço Multiusos