Estarreja 2011 – Capital do Associativismo

segunda, 23 de maio 2011

Estarreja é a Capital do Associativismo em Portugal, nos dias 28 e 29 de Maio. O acontecimento que também comemora o Dia Nacional das Colectividades engloba o Plenário de Colectividades e Associações do Distrito de Aveiro e o Fórum Municípios e Associativismo – Comunicações de Proximidade num Mundo Globalizado.

O evento é organizado em conjunto pela Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura Recreio e Desporto, Câmara Municipal de Estarreja, SEMA – Associação Empresarial e Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas, colectividade elo.

28 Maio [Sábado]

14h30 PLENÁRIO DE COLECTIVIDADES E ASSOCIAÇÕES DO DISTRITO DE AVEIRO [Salão Nobre dos Paços do Concelho]

Sessão de sensibilização e esclarecimento sobre Aspectos jurídicos, contabilidade e fiscalidade para Dirigentes e Activistas Associativos:
. Sérgio Pratas – Jurista (Medidas preventivas às acções inspectivas da ASAE, IGAC e outras)
. Luís Costa – Técnico Oficial de Contas (Responsabilidade pessoal e colectiva perante as finanças; Novo Código Contributivo e Regime de normalização contabilística para as entidades do sector não lucrativo)

Constituição da Federação Distrital, discussão dos Estatutos e nomeação da Comissão Instaladora:
 . José Maria Silva – Vice-presidente da Confederação e responsável pela Estruturação Nacional
 . Presidentes das Estruturas Descentralizadas da Confederação

Projectos e Candidaturas da Confederação (nacionais e comunitários)
. Clementina Henriques – Vice-Presidente da Confederação

20h00 JANTAR CONVÍVIO [Banda Visconde de Salreu]
Dirigentes Associativos e forças vivas do Concelho de Estarreja (mediante inscrição)

21h30 Tertúlia Associativa “Sou do Fado” [Banda Visconde de Salreu]
Fadistas Locais Pedro Rodrigues e Judite Silva
Rodrigo, Fadista profissional, convida Teresa Tapadas a ilustrar o seu percurso.
- Fernando Silva (Guitarra Portuguesa), José Elmiro (Viola) e Tó Moliças (Baixo)

. Integrada na Candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade – UNESCO
. Moderador – Alcides Sá Esteves

29 Maio [Domingo]