Descida do Rio Antuã diverte milhares

terça, 24 de maio 2011

O "Funeral de Portugal" foi a embarcação vencedora da Descida do Rio Antuã, uma iniciativa inserida na X Semana do Ambiente de Estarreja. A crise económica do país foi um tema incontornável da 10ª edição da corrida de barcos. Os concorrentes não perderem a oportunidade para lançar à água as suas mensagens mais críticas em relação ao estado do país, como no caso do barco vencedor, com uma tripulação de 16 navegadores do Grupo Musical Bunheirense. O funeral foi realizado pela Troika, ao som da marcha fúnebre interpretada pelos músicos da colectividade. 

Pelo rio foi descendo o Hidroavião, um transporte alternativo que constitui uma das “exigências da Troika”. Os Troika Pirates também estiveram nas águas do Antuã em Estarreja! E uma primitiva viatura a lembrar os desenhos animados Flintstones dizia que “com o preço dos combustíveis, voltamos à pré-história!”

Mas como nem só de crise reza a história, outras figuras se associaram a esta louca corrida. A Rainha de Inglaterra, que veio para o casamento real, os turistas em férias no Antuã, ou os concorrentes ao Festival da Canção do Antuã, com o hino “luta é alegria”.

Este ano a organização decidiu atribuir um Prémio Especial de participação a uma equipa de sete elementos que veio de Santo Tirso para participar na Descida.

64 equipas com 260 participantes, de todas as idades, navegaram este ano perante o olhar curioso de milhares de pessoas. No Parque Municipal do Antuã, as margens do rio estavam apinhadas de espectadores que não quiseram perder mais uma edição deste verdadeiro carnaval aquático.

Um espectáculo captado pelas câmaras da SIC, que esteve em Estarreja, para realizar a reportagem televisiva que passou no Jornal da Noite de domingo.

A boa disposição e criatividade são já um porto seguro nesta iniciativa do Centro de Cultura e Desporto de Salreu, inserida na Semana do Ambiente de Estarreja que decorre até domingo.


Prémios

Melhor Embarcação – Funeral de Portugal

Crítica Social – Funeral de Portugal
Embarcação Ecológica – Ecoponto amarelo
Equipa mais divertida – Férias no Antuã

Prémio Especial – Casamento Navega (Equipa de Santo Tirso)

 

Reportagem SIC
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/05/22/rio.mpg?tabPane=Comments

Reportagem Localvisão
http://videos.sapo.pt/nMP5svz0R2Eog5mFm55H

Visite a Galeria de Imagens no Site Município
http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=95