Reutilizar inspira colecção ecológica

Fashion Eco Day encerrou X Semana do Ambiente

quarta, 01 de junho 2011

Reutilizar está na moda! O Fashion Eco-Day demonstrou que, com imaginação e criatividade, podemos aproveitar diferentes tipos de materiais, ao invés de os colocarmos no lixo. Assim estamos a contribuir para a diminuição de resíduos sólidos urbanos que têm como destino o aterro. Esta foi a mensagem deixada por 80 crianças que desfilaram para mostrar uma colecção primaveril e muito ecológica.

A 3ª edição deste desfile promovido pela Câmara Municipal encerrou a X Semana do Ambiente e contou com a participação das Escolas das Laceiras e da Sra. do Monte, ambas de Salreu, e da Associação Cultural do Roxico, de Fermelã. O Cine-Teatro encheu no domingo, ao final do dia.

O João Rafael, de 10 anos, da Escola das Laceiras, foi o primeiro modelo a pisar a passerelle. Apesar da estreia nestas lides, desfilou com a descontracção de um verdadeiro profissional. “Foi fixe, foi a minha primeira vez e gostei. Não tive vergonha”, disse no final do espectáculo. O fato exclusivo do João foi idealizado com sacos de plástico, embalagens de leite, sacos de papel e papel de alumínio. Depois desta experiência, este aluno tem agora novas ideias para reaproveitar.

A sua colega, Ana Miguel, de 7 anos, representou uma Árvore magistral. Nesta peça única de colecção, fizeram-se detalhes de flores com copos de iogurte e tampas de plástico, o que absorveu algumas horas de trabalho ao pai da Ana.

A colaboração dos encarregados de educação é fundamental para o êxito desta iniciativa. “Na escola organizamos, mas o trabalho manual é feito com os pais. Sem a colaboração deles seria impossível”, afirmou Odete Pinho, docente da Escola Laceiras. Para a responsável, “o saldo foi positivo”, sendo uma iniciativa que reforça a mensagem de protecção do meio ambiente, um assunto mencionado muitas vezes na sala de aula.

As propostas de moda do Fashion Eco-Day recuperam todo o tipo de materiais, desde rolhas, latas, jornais, embalagens usadas, entre muitos outros. A Associação Cultural do Roxico apresentou as últimas tendências da estação num desfile que contou com a presença de convidados muito especiais, utentes do Centro de Dia, num momento muito aplaudido.

Sandra Valente, voluntária da associação, foi a impulsionadora da ideia de envolver também as pessoas idosas nesta iniciativa. “Gostei muito, correu bem e foi emocionante”. Neste trabalho de equipa, que levou 3 meses, todos ajudaram desde as crianças aos idosos, às colaboradoras da associação. Por isso a responsável estava muito satisfeita com o resultado final.

Muito orgulhosa estava também Manuela Lima, coordenadora da Escola da Sra. do Monte. O seu grupo de alunos, transformados em protagonistas dos contos infantis clássicos, trouxe uma Floresta Encantada ao palco do CTE. Reis e príncipes, a Bela Adormecida, o Capuchinho Vermelho, os Três Mosqueteiros ou o Robin dos Bosques foram algumas das personagens revisitadas. “Deu muito trabalho mas com muito gosto”, afirmou a professora.

“Muita alegria e muito carinho” são os ingredientes da poção mágica utilizada para provar os milagres da reutilização. “De ano para ano, eles vão ficando cada vez mais sensibilizados para esta problemática e para a defesa do meio ambiente”, enaltece Manuela Lima.

Promovida pela Câmara Municipal, a Semana do Ambiente sensibiliza para a cidadania activa e para as boas práticas ambientais.

Terminada a 10ª edição, o “balanço é muito positivo, evidenciando um esforço continuado do Município de Estarreja em influenciar a educação ambiental da comunidade local, em especial em idade escolar”, evidencia o Vice-presidente da Câmara, Abílio Silveira. “O conjunto de iniciativas atinge os objectivos, ou seja: com pequenos/grandes gestos, estamos a contribuir para a “construção” de um futuro ambientalmente melhor”, afirma o responsável.

O cidadão deve fazer a sua parte e contribuir. O comportamento cívico de cada um de nós é indispensável para que tenhamos um município melhor, mais limpo, mais cuidado e mais sustentável!

Galeria de Imagens do Fashion Eco Day 2011

Peça Localvisão TV