Marchas de Santo António: número recorde de figurantes e novo percurso

quinta, 09 de junho 2011

No sábado, dia 11, “mais de 600 participantes”, de 7 grupos, vão desfilar no centro da cidade, num dos pontos altos das Festas da Cidade e do Município. É um “número recorde de marchantes nas Marchas de Santo António”, que deixa muito satisfeito Abílio Silveira, Vice-presidente e Vereador dos Eventos da Câmara Municipal, fazendo do acontecimento um marco de referência cultural no Concelho.

Sete grupos locais vão disputar o primeiro lugar na edição deste ano das Marchas em Estarreja, com o acompanhamento musical das 3 bandas filarmónicas do concelho, como já vem sendo habitual, Visconde de Salreu, Bingre Canelense e do Club Pardilhoense.

A marcha do Grupo de Música Popular “Ventos da Ria” vai procurar vencer, pela terceira vez consecutiva, o título com a alegoria “Vamos à Vindima”. Os temas com referência às actividades tradicionais, aliados às imagens ambientais, como o BioRia ou a Garça Vermelha, estão em força no evento.

Marcado todos os anos por uma significativa presença popular, as Marchas em honra a Santo António têm vindo a conquistar um aumento de participantes, com uma assistência cada vez mais entusiasta. É sem dúvida uma das actividades de grande fruição por parte da comunidade e que atrai milhares de pessoas ao centro da cidade.

De forte pendor associativo, este evento cultural constitui uma manifesta organização das colectividades do Concelho. Atendendo ao elevado esforço que é aplicado na organização deste evento, bem como aos custos que são suportados para a realização do mesmo por parte das colectividades, a Câmara Municipal atribui um subsídio de 21 € por cada participante, num total global de 12.633,00€.

Percurso com melhores condições

Este ano, o percurso das Marchas apresenta alterações, proporcionando melhores condições de desfile e espectáculo. Os grupos vão formar na Avenida Visconde de Salreu, seguem para a Rua Dr. Souto Alves, e entram pelo lado norte na rua pedonal em frente aos Paços do Concelho, apetrechada com bancadas, e onde terminará o desfile.

Marchas de Santo António 2011 – grupos participantes e temas

. Associação de Pais da Escola das Laceiras [Tema: Bioria]

. Agrupamento de Escolas de Avanca [Tema: O Moliceiro]

. Associação Cultural e Recreativa do Roxico [Tema: Vota e Vira]