Estarreja veste-se para o Mercado Antigo

quinta, 09 de junho 2011

Adquirir um produto tradicional como um “gigo” (cesto de vime) ou a mona (pião de bico largo), provar uma iguaria regional como a deliciosa carne assada, os tradicionais rojões ou as enguias fritas, assistir a diversas encenações, cantar e dançar folclore são algumas das sugestões para quem visitar Estarreja no próximo domingo.

MERCADO ANTIGO

70 pontos de venda, o desfile etnográfico, as tasquinhas de gastronomia regional e o Festival de Folclore animam o Mercado Antigo, na Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade.

O Mercado Antigo, com espaços de venda, produtos e trajes adequados à época dos anos 20/40 do século XX, é um dos pontos altos das Festas de Santo António, da Cidade e do Município. O Mercado de Estarreja fez parte das vivências da comunidade local ao longo de várias décadas. Nesta réplica encenada, revive-se esse quotidiano. A decoração dos espaços e locais de venda, num total de 70 feirantes, os produtos apresentados, os materiais utilizados e o traje adequado à época levam-nos a viajar no tempo.

11h30 DESFILE ETNOGRÁFICO

O Desfile Etnográfico traz ao centro da cidade encenações e trajes do início do século passado. Artes e ofícios de outros tempos levam-nos até a um passado não muito longínquo e rico em tradições.

Com a participação das colectividades, feirantes e todos os populares que queiram participar, o desfile aviva tempos idos. As encenações do Desfile Etnográfico retratam o quotidiano das populações de então, pensadas até ao mais ínfimo detalhe. Por iniciativa própria, os populares juntam-se a esta festa recordando figuras típicas do nosso Concelho e/ou região.

A Câmara Municipal de Estarreja atribui prémios monetários ao melhor traje ajustado à época, o melhor espaço de venda e à melhor encenação.

Entradas livres