Aves raras em Portugal: registos mais recentes em Estarreja

terça, 14 de junho 2011

As duas últimas raridades de aves homologadas em Portugal foram observadas em Estarreja, tal como está referido no site Aves de Portugal. Os dois exemplares Pilrito-de-colete (Calidris melanotos) e Pilrito-canela (Tryngites subruficollis) foram vistos em Salreu, na zona do Baixo Vouga Lagunar.

O mesmo local é referenciado duas vezes consecutivas no site Aves de Portugal pelo aparecimento de aves rara. De relembrar que em Janeiro foi observado também em Salreu um Merganso-grande (Mergus merganser). Ocorrências que demonstram o potencial natural de Estarreja para o Birdwatching para além de que, após a interdição à caça em Salreu, verifica-se que o número de aves observadas tem sido superior.

Têm-se verificado que ao longo dos últimos dias tem havido uma afluência anormal de fotógrafos e birdwatchers que procuram estas aves. Na última semana, por exemplo, um casal de ingleses, membros de uma associação inglesa de birdwatching com cerca de 2 milhões de sócios, esteve em Salreu para observar estas e outras espécies que afluem ao Baixo Vouga.

http://www.avesdeportugal.info/

 

Na foto: Pilrito-canela, da autoria de Carlos Marques, frequentador assíduo dos Percursos Bioria