“Ventos da Ria” vencem Marchas Populares

Mercado Antigo retrata sociedade do início do séc. XX

terça, 14 de junho 2011

O Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”, de Pardilhó, é tricampeão das Marchas de Santo António de Estarreja, que com o tema “Vamos à Vindima” conquistou mais um título. Milhares de pessoas, numa assistência cada vez mais entusiasta, assistiram ao desfile no centro da cidade no último sábado. As Marchas envolveram mais de 600 participantes, de 7 grupos, um número recorde de marchantes, fazendo do acontecimento um marco de referência cultural das Festas da Cidade e do Município.

De forte pendor associativo, este evento cultural promovido pela Câmara constitui uma manifesta organização das colectividades do Concelho. O 2º lugar foi atribuído à Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense que desfilou com os “Resineiros de Canelas” e na 3ª posição ficou a Associação Cultural e Recreativa – Escola de Samba “Vai Quem Quer” com a marcha “Peixeiras e Pescadores”.

O espectáculo contou ainda com a presença das marchas da Associação de Pais da Escola das Laceiras, Agrupamento de Escolas de Avanca, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola e Pré do Agro e das 3 bandas filarmónicas do concelho, Visconde de Salreu, Bingre Canelense e Club Pardilhoense, que como já vem sendo habitual fazem o acompanhamento musical dos grupos participantes.

Mercado Antigo retrata sociedade do início do séc. XX

No dia seguinte, domingo, a Praça Francisco Barbosa recuou no tempo com o Mercado Antigo. Com espaços de venda, produtos e trajes adequados à época dos anos 20/40 do século XX, o Mercado Antigo é um dos pontos altos das Festas do Município. A crescente participação popular é mensurável nos mais de 70 pontos de venda ou tasquinhas, que dividiram a atenção de um apreciável número de clientes e visitantes, enchendo a Praça Francisco Barbosa de lés a lés.

O Desfile Etnográfico trouxe ao centro da cidade encenações e trajes do início do século passado. Artes e ofícios de outros tempos levam-nos até a um passado não muito longínquo e rico em tradições. A Câmara Municipal de Estarreja atribuiu prémios monetários. A “Apanha do Moliço”, pela Associação Desportiva Arsenal de Canelas, foi considerada a Melhor Encenação. As “Lavadeiras” da Associação Filantrópica Veirense ganharam o prémio de Melhor Traje. A “Tasca do Poeta”, da Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense”, foi o Melhor Espaço de Venda. O prémio para a Melhor Tasquinha não foi atribuído.

Gastronomia foi rainha

O peso da Gastronomia Regional vem aumentando proporcionalmente à procura, com muitas lotações esgotadas e elevados tempo de espera. Muito foi o trabalho das 13 Colectividades que montaram arraiais nos 2 fins-de-semana das Festas, propiciando um longo rol de iguarias de raiz artesanal e caseiro.

Ponto de encontro incontornável, a mesa foi sempre um local de predilecção e de convívio da nossa gente. Hábito que felizmente não se perdeu e nas Festas se juntam as freguesias e os fregueses. Assim não faltaram visitantes e a animação foi rainha. No fim, o agrado era geral, mesmo de quem se cansou a aviar copos e petiscos.