Dia do Município rico em homenagens

José Eduardo Matos insiste em dossiês locais

quarta, 15 de junho 2011

Um momento de consagração de individualidades do concelho. O Município de Estarreja distinguiu em Sessão Solene do Dia do Município, que decorreu pela primeira vez no Cine-Teatro, um conjunto de personalidades, de áreas distintas, que promoveram o nome de Estarreja. A cerimónia foi presidida pelos presidentes da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos e da  Assembleia Municipal, Marco Braga, e contou com a presença do Coral da Associação Cultural de Salreu, o mais antigo do município.

José Eduardo de Matos renovou a convocatória para os desafios futuros que se colocam a Estarreja. Com os meios cada vez mais reduzidos, a autarquia aposta nos fundos europeus, “fonte de financiamento que não pode ser desaproveitada”. A lista de obras em curso ou em fase de arranque “é longa” e foi enumerada pelo autarca. Desde as 3 empreitadas no Eco-Parque Empresarial (Área Social, Variante Sul e Avenida Pacopar), às obras na Educação (ampliação da Escola Padre Donaciano e construção da Escola Sul, em Salreu) ou nos centros cívicos de Avanca e Veiros, são alguns dos exemplos de obra em curso no concelho.

A mudança de Governo não altera a agenda local, do projecto agrícola do Baixo Vouga ao novo Hospital, da Casa Museu Egas Moniz à Rede Viária. O autarca lembra que “em todos estes dossiês há muito trabalho feito e/ou protocolos que legitimam a sua efectivação, já atrasada nalguns casos”. Sublinha  que “se é necessário - e é! - cortar despesa pública, não é a começar por baixo: é por cima que está o problema! O Estado não pode deixar de ter representação junto das povoações mais pequenas, a quem foi retirando CTT, GNR, Extensões de Saúde, Linhas Férreas etc…”, apesar de ser apoiante de melhorias e racionalização também na base local e regional.

Marco Braga, presidente da Assembleia Municipal, também realçou essa “capacidade de concretização de obras que se deve muito ao excelente aproveitamento dos fundos comunitários, conjugada com a diminuição da dívida a terceiros no final do ano de 2010, sinais evidentes de uma boa gestão do erário público”.

“O nosso município continua a desenvolver-se de forma estruturada e com ritmo de crescimento assinalável”, referiu não sem deixar um alerta a todos os autarcas. As “dificuldades que atravessamos e as que ainda virão exigem de todos nós, autarcas eleitos, mais dedicação, responsabilidade e empenho no exercício das nossas funções pois é isso que esperam todos aqueles que nos elegeram”.

MEDALHAS DE MÉRITO

O empresário Manuel Matos, o magistrado António Ferreira Girão e o autarca Armando Correia são um “exemplo de cidadãos”, sendo a atribuição da Medalha de Mérito Municipal “um acto de elementar justiça comunitária”, afirmou o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos. “Que o rasgo empresarial de um, o brilho jurídico de outro e a entrega cívica do último, signifiquem que muitos mais seguirão o vosso modelo e dimensão humana. Precisamos de quem faça a diferença, queira vencer, trabalhe mais, seja melhor, suba por dedicação e brio”, salientou.

Manuel de Sousa Matos, empresário de referência, com dimensão nacional e internacional através da Prozinco, é um grande Empregador local, além do seu decisivo e repetido apoio na construção de obras sociais da Comunidade, em várias Freguesias. A homenagem “dá algum alento, no sentido de dizer valeu a pena todo um trabalho realizado de há 33 anos a esta parte. Começamos com 3 funcionários e 3 sócios”, lembrou Manuel Matos. Hoje a Prozinco dá emprego a 300 colaboradores e cria 300 postos de trabalho indirecto.

Paralelamente, a Prozinco SA tem assumido uma crescente e forte inserção na Comunidade Local, com o apoio à construção do Lar Vida Nova e Lar da Quinta do Resende, em Pardilhó; do Centro de Dia da Filantrópica, em Veiros; do Lar e da Creche da Fundação Cónego Filipe Figueiredo, em Beduído; do Lar da Terceira Idade e da Unidade de Cuidados Continuados do Centro Paroquial, em Avanca.

António Nunes Ferreira Girão, reconhecido Magistrado, pelas suas qualidades profissionais e humanas, tendo exercido ao longo  da sua distinta carreira, entre outros cargos, o de Vice-Presidente do Conselho Superior de Magistratura e de Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça. Pautou a sua carreira pelo mérito e exigência, sendo uma voz independente e de alerta constante na melhoria do sistema judicial, matéria que hoje assume especial actualidade em Portugal.

“Fico muito orgulhoso por ser homenageado pelos meus conterrâneos”, afirmou com emoção por ter recebido o mais alto galardão do Município. Para o homenageado a distinção foi uma surpresa, uma vez que já tinha sido alvo de um voto de louvor por parte da Câmara. Evidenciou que “a autarquia demonstra ter superioridade e vela pelos seus. Ao agraciar uns está a incentivar outros”.

Armando Tavares Correia, histórico Presidente da Junta de Freguesia de Avanca ao tempo da Elevação a Vila em 1973 e, eleito depois democraticamente para novos e sucessivos mandatos, é um exemplo de desinteressada entrega à causa pública, que culminou a sua invejável carreira política como Vereador da Câmara Municipal. O autarca mostrava-se “satisfeitíssimo” com a homenagem, em especial porque “cumpri a minha missão e esta recompensa veio por acréscimo”, declarou com a sua singular boa-disposição. Foi “um mimo ao chegar aos 80 e sinto-me feliz, tal como me senti quando a cada passo conseguia uma vitória” para a sua freguesia de eleição.

Eleito pela primeira vez em 1985 e reeleito por mais duas vezes consecutivas, presidiu aos destinos da Junta de Freguesia de Avanca até 1997 e pôde, durante esses 3 mandatos, cumprir os anseios reclamados em 1973, quando discursou perante o Governador Civil de então, nomeadamente a criação dos edifícios necessários para a educação, saúde e desporto, além do mercado.

VOTOS DE LOUVOR AOS ESTARREJENSES CAMPEÕES NACIONAIS

Em dia de festa, foram homenageados com Votos de Louvor os 24 Atletas Estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época 2009/10, nas modalidades de orientação, canoagem, patinagem e futebol.

Só a Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, de Pardilhó, criou 16 campeões. Flávio Ministro, Campeão Nacional de Esperanças, em C2, no escalão de cadetes, explicou qual a fórmula para o êxito da equipa. “Somos um clube pequeno mas forte e treinamos para isso”. Na presente época, este jovem de 16 anos já alcançou mais um título, de campeão Nacional de Fundo, e no próximo domingo vai procurar lutar por mais uma vitória no Campeonato Nacional de Esperanças. O grande objectivo de Flávio é participar nos Jogos Olímpicos da Juventude, na Polónia, este ano.

Lista dos Campeões Nacionais

Orientação, do Clube de Orientação de ESTARREJA:
. Hermínia Tavares – Campeã Nacional de Distância Longa, no escalão de damas 55
. Armandino Cramez – Campeão Nacional de Distância Longa, Campeão Nacional de Sprint e Campeão Nacional de Distância Média, no escalão Homens 65

Patinagem, pela Associação Desportiva Arsenal de Canelas:
. Jesus Oliveira - Campeão Nacional de Indoor; Campeão Nacional de Estrada em 200m contra-relógio, 5000m a pontos, 10000 m Pontos e 1 000 m Linha; Campeão Nacional de Pista em 300 m contra-relógio, 500 m Sprint, 5 000 metros a eliminar; 3 000 metros pontos; no escalão cadetes masculinos
. Ricardo Esteves - Campeão Nacional de Estrada em 200 metros contra-relógio e 500m, no escalão Seniores Masculinos; e Campeão Nacional de Pista de Absolutos 300 metros c/relógio, com recorde nacional; em absolutos Masculinos
. Mariana Condeço, Campeã Nacional de Estrada 3.000m a pontos, no escalão de iniciados femininos
. Catarina Almeida, Campeã Nacional de Estrada 500m Sprint, em iniciados femininos
. Associação Desportiva Arsenal de Canelas – Clube Campeão Nacional de Estrada e Campeão Nacional de Pista, no escalão de iniciados femininos

Patinagem, pelo Roller Lagos Clube de Patinagem
Germano Seabra – Campeão Nacional de Estrada em 1.000, 10.000 e 20.000m; Campeão Nacional de Pista em 5.000, 10.000 e 15.000m; Campeão Nacional “Americana” na distância de 3.000m

Canoagem, pela Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes
. Flávio Ministro, Campeão Nacional de Esperanças, em C2, no escalão de cadetes
. David Garrido, Campeão Nacional de Esperanças em K2, escalão de Cadetes
. Paulo Tavares, Campeão Nacional de Esperanças em k1, escalão de Cadetes
. Paulo Pinto, Campeão Nacional de Esperanças em K2, escalão de Cadetes
. Ruben Conde, Campeão Nacional de Esperanças, em C2, escalão de Cadetes
. Renato Pereira, Campeão Nacional em K4, escalão infantil 
. Bruno Brandão, Campeão Nacional em K1 e Campeão Nacional em K4, escalão infantil
. Hugo Rodrigues, Campeão Nacional em K2 e Campeão Nacional em K4, escalão infantil
. Nuno Silva, Campeão Nacional em K2 e Campeão Nacional em K4, escalão infantil
. Mafalda Ribeiro, Campeã Nacional de Maratonas em K1, escalão júnior
. Maria Rei, Campeã Nacional Esperanças, em K1, e Campeã Nacional em K1, Escalão Menor
. Inês Amaral, Campeã Nacional em K4, Escalão Menor
. Mariana Amaral, Campeã Nacional em K4, Escalão Menor
. Maria Tavares, Campeã Nacional em K4, Escalão Menor
. Marta Alexandra, Campeã Nacional em K4, Escalão Menor
. Maria Santos, Campeã Nacional de Velocidade, em C1, Sénior

Futebol, pelo Sporting Clube de Portugal
. Renato Santos, Campeão Nacional de Juniores


HOMENAGEM AOS COLABORADORES DA CÂMARA

Nesta data comemorativa, a Câmara Municipal prestou homenagem aos seus colaboradores em cerimónia solene e pública, com uma Salva de Prata que assinala 25 anos de serviço.

. Ana Maria Ferreira Santos Seabra Roque, Chefe de Divisão    
. Cristina Maria Silva Martins, Técnica Superior
. Francisco Maria Ribeiro Afonso, Assistente Técnico 
. José António Almeida Ferreira, Encarregado Operacional
. José António Rodrigues Mortágua, Assistente Operacional   
. Maria Fátima Henriques Silva, Assistente Técnico      
. Rosa Maria Castro Rodrigues, Técnico Superior