2 anos a apoiar a população: GIP supera objectivos

segunda, 27 de junho 2011

O GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja constitui-se cada vez mais como um instrumento de apoio à população que procura emprego ou ofertas de formação e mesmo a empregados que ambicionam melhores condições laborais.

Concluídos os primeiros dois anos de implementação, prevista na parceria da DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, e de ter prestado apoio a 1654 pessoas, o balanço é muito positivo.

O GIP superou o número de pessoas abrangidas em todos os objectivos contratualizados: procura activa de emprego, prestação de informação profissional, acompanhamento personalizado em fase de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, captação de ofertas junto de entidades promotoras, divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação, encaminhamento para ofertas de qualificação e para medidas de apoio ao emprego e empreendedorismo.

As novas formas de divulgação, nomeadamente no site da DESTAC www.estarrejacentro.com e no Facebook, ou a presença na Feira da Juventude e da Formação de Estarreja contribuíram fortemente para que o GIP de Estarreja chegue ao conhecimento de mais utentes, promovendo-se os objectivos e actividades do Gabinete.

Outras medidas de dinamização foram também as parcerias com o CNO – Centro de Novas Oportunidades do Antuã e com o CLDS – 7 Desafios em Rede, que resultaram em acções de qualificação, ou com a SEMA – Associação Empresarial e com empresas de formação, possibilitando aumentar a captação e a divulgação de ofertas, bem como a realização de mais formações pertinentes para o mercado de trabalho.

Jovens em maioria entre os desempregados

Em 24 meses de funcionamento, ao abrigo da parceria entre a DESTAC e o IEFP, o GIP chegou a um total de 1654 estarrejenses. Os jovens entre os 16 e os 30 anos estão em grande maioria, perfazendo 55 % dos inscritos. A faixa etária dos 31 aos 54 anos tem também grande representatividade no grupo, 42,6%.

Analisando o motivo de inscrição no GIP, quase metade (44,07%) dos utentes são desempregados (maioritariamente), procuram conciliar um novo emprego com o existente e procuram ofertas de formação/qualificação.

Por outro lado, uma parte significativa (38,15%) dos utentes apresenta sinais de descontentamento com a sua situação profissional actual, verificando-se desta forma uma procura intensa por melhores condições laborais.

Tendo em consideração o percurso académico, mais de metade (51 %) dos inscritos possui pelo menos o 12º ano.

O sexo feminino tem uma maior representatividade no universo de pessoas que recorreram ao GIP, correspondendo a 69%, mais do dobro do sexo masculino.

Além de fornecer informação profissional a jovens e adultos desempregados, o GIP ajuda na elaboração de currículos, preparação de entrevistas e técnicas de procura de emprego.

A DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja (Câmara Municipal e SEMA – Associação Empresarial) é a entidade dinamizadora do GIP, tendo apresentado nova candidatura ao IEFP.

GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja

Edifício do Antigo Colégio de Estarreja (Ex-Escola Padre Donaciano)
Rua Dr. Pereira de Melo, 274
3860-375 Estarreja