Oficina de teatro para crianças

quarta, 29 de junho 2011

Durante esta semana, o CTE recebe a Oficina de Teatro “Para Crianças Que Ainda Não Conseguem Chegar ao Puxador da Porta”. O nome diz tudo: esta é uma oficina que se destina aos mais pequeninos, dos 3 aos 5 anos, promovendo um primeiro contacto com a representação dramática e estimulando a criatividade das crianças. Esta é uma iniciativa que o CTE promove em parceria com a Cultrede.

Bibi Gomes, actriz do Teatro Extremo, é a responsável pela direcção artística e pedagógica destas oficinas de iniciação teatral. Com coordenação e produção do Teatro Extremo e com supervisão artística e acompanhamento pedagógico sob alçada de Paula Só e Luzia Paramés, esta é uma acção que aposta na continuidade e sustentabilidade do trabalho, com uma duração de 20 horas, ao longo de 5 dias (de 27 de Junho a 1 de Julho) e num total de dez sessões (duas por dia). Os pais também estão convidados a participar.

Bibi Gomes, responsável pela direcção artística e pedagógica destas oficinas de teatro, explica com mais pormenor os objectivos da iniciativa.

Em linhas gerais, como descreve estas oficinas?
Este projecto tem como objectivo dar a oportunidade às crianças de terem um espaço que privilegia o afecto, a experimentação, a criatividade, a partilha de conhecimentos e o trabalho em colectivo. Espaço em que a monitora de teatro lhes fornece pistas de trabalho, os escuta e os incentiva a experimentar elementos de trabalho sem fazer juízos de valor, em que as crianças se apercebem que cada uma delas é única. É um projecto que tem também como objectivos dar oportunidade aos familiares de se envolverem e sentirem-no como seu, e de incentivar as educadoras a aventurarem-se, a não terem medo de realizar projectos semelhantes (porque não existe o risco, existe somente o caminho).

Quais são as valências que se espera que uma criança adquira depois de contactar com estas oficinas? E que repercussões lhe poderão trazer no futuro?
Se conseguirmos que as crianças consigam sair com mais auto-confiança, com um melhor contacto com a sua própria criatividade, com uma maior independência e simultaneamente com uma capacidade e predisposição para a cooperação, se conseguirmos qualquer uma destas coisas, os nossos objectivos estarão cumpridos. Além de tudo isto, esperamos que no futuro estas mesmas crianças tenham uma maior vontade de descobrir as várias artes com que interagem nas oficinas - música, teatro, dança...

 

A próxima acção é destinada a crianças dos 6 aos 10 anos e denomina-se OFICINA DE MOVIMENTO/DANÇA & DESENHO “NAS LINHAS DO CORPO”.

Mais informações em www.cineteatroestarreja.com