Auto de Consignação da Praça do Município assinado hoje

sexta, 10 de janeiro 2003

A Câmara Municipal de Estarreja assinou hoje, com o Consórcio Civilria/Coutinho, o Auto de Consignação referente à Concepção/Construção da Praça do Município e Arruamentos Envolventes no centro da Vila de Estarreja. Este projecto engloba diversas intervenções na área envolvente ao Edifício dos Paços do Concelho que passam a ser expostas: Arruamentos: O projecto engloba a construção de um troço rodoviário a integrar na Rede Viária Municipal, assim como a construção de outros arruamentos com características pedonais e de acesso rodoviário a lotes, que ligam edifícios marcantes desta zona, como a Câmara Municipal, o Tribunal e ainda a Praça Francisco Barbosa. A obra é constituída por demolições de muros de vedação, terraplanagens, drenagens de águas pluviais e residuais domésticas, pavimentação betuminosa da faixa de rodagem, bermas e baias de estacionamento, sinalização vertical e horizontal, iluminação pública, telefones e gás natural, numa extensão total aproximada de 430 metros. Parque de Estacionamento Público: O Parque de Estacionamento que vai ser construído junto ao Edifício dos Paços do Concelho encontrando-se dividido em três pisos que comportam o aparcamento de 167 viaturas, sendo o acesso efectuado pelo arruamento a Nascente. Piso –2 – Este piso é exclusivamente para aparcamento de 67 viaturas, com duas saídas de emergência e 2 elevadores. Piso –1 -- Este piso é exclusivamente para aparcamento de 67 viaturas, com duas saídas de emergência e 2 elevadores. Piso 0 – Neste piso encontraremos 4 Espaços Comerciais e/ou serviços; Posto de Controlo do vigilante e Bilheteira; e estacionamento para 33 viaturas, 12 lugares de motociclos, duas saídas de emergência e 2 elevadores. Todo o Parque de Estacionamento, assim como os arruamentos adjacentes, comportam acessos a utentes com dificuldades motoras. Valor da Empreitada: A empreitada foi adjudicada ao Consórcio Cilvilria/Coutinho pelo valor de 2.186.669,64 (dois milhões e oitenta e seis mil seiscentos e sessenta e nove euros e setenta e quatro cêntimos), ou seja 438.387.902$00, mais IVA à taxa em vigor. Inicio das Obras e Prazo de Execução: As obras da Praça do Município iniciam-se de imediato, com a instalação do estaleiro da empresa, seguindo-se a remoção de muros e terraplanagens. A Construção da Praça do Município e Arruamentos Envolventes tem um prazo global de execução de trezentos dias, a contar do dia da assinatura do auto de consignação. Esta remodelação há muito esperada pelos Estarrejenses, vai dotar o centro da Vila de estruturas capazes de responderem às necessidades dos munícipes e embelezar uma área há muito abandonada.