Arsenal de Canelas conquista títulos e recordes nacionais

Clube é Campeão Nacional em Escolares

quinta, 07 de julho 2011

Mais uma jornada do Campeonato Nacional de Pista teve lugar no último fim-de-semana, 2 e 3 de Julho, nos escalões de Cadetes e Seniores, e com boa adesão por parte do público. O palco foi a pista mais rápida de Portugal e uma das mais rápidas do Mundo, em Canelas, o salão de visitas da Associação Desportiva Arsenal de Canelas, com a presença de duas centenas de atletas e 15 clubes. Em simultâneo realizou-se o III Encontro Nacional de Pista para os escalões mais jovens, escolares e Infantis.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Abílio Silveira, marcou presença na sessão de encerramento da jornada desportiva, tendo verificado a “importância da mesma, pois congregou em Canelas, mais de 200 patinadores vindos de todos os cantos de Portugal, incluindo da Ilha da Madeira e dos Açores”.

A modalidade tem vindo a ganhar “uma enorme dinâmica e notoriedade em termos nacionais e em particular no concelho de Estarreja, com duas colectividades, nomeadamente o CCD Veiros e o Arsenal de Canelas”, destaca o autarca.

Ricardo Esteves, do Arsenal de Canelas, foi um dos grandes protagonistas do Campeonato Nacional. O internacional português conquistou o título de campeão nos 300 metros em contra-relógio, tendo batido o recorde da distância, ao registar 24.300 segundos, e venceu, também, os 500 metros sprint, onde chegou a garantir a melhor marca de sempre, com 41.206 segundos.

Nos cadetes femininos, o êxito sorriu a Catarina Almeida, da equipa de Canelas, nos 300 metros em contra-relógio, tornando-se assim campeã nacional. Também nos 5000 metros eliminar e 3000 metros pontos, Catarina subiu ao pódio, desta ver para receber a medalha de Bronze.

A registar ainda o título de vice-campeão nacional conquistado por Márcio Costa e a terceira posição da Daniela Esteves, ambos nos 300 metros contra-relógio. O júnior Jesus Oliveira, a participar na prova dos 15000 metros eliminar dos seniores, sagrou-se vice-campeão.

Subiram ainda ao pódio, para receberem medalha de Prata, a equipa do Arsenal formada por Catarina Almeida e Mariana Condeço, em Cadetes Femininos, nos 3000 metros estafeta Americana, e, em Seniores Masculinos, nos 5000 metros estafeta americana, a equipa formada por Ricardo Esteves, Márcio Costa e Jesus Oliveira.

Em termos colectivos, o Arsenal obteve a 2ª posição em Cadetes Femininos e Seniores Masculinos.

Nos escolares, o Arsenal de Canelas sagrou-se Campeão Nacional. João Afonso, Fábio Melo, Gabriel Luz e David Resende são Campeões Nacionais Escolares Masculinos. Ana Montenegro, Filipa Moutinho, Ana Primo, Beatriz Azevedo e Luísa Almeida, Campeãs Nacionais Escolares Femininos.

Nos infantis femininos – Andreia Marques, Adriana Sousa e Mariana Marques – e infantis masculinos – Adolfo Rodrigues, Tiago Resende e Tiago Pereira, o Arsenal foi vice-campeão Nacional.

Atletas do Arsenal na Selecção Nacional

No final das provas ficou-se a saber que os atletas do Arsenal de Canelas, a Cadete Catarina Almeida e o Júnior Jesus Oliveira foram convocados para a Selecção Nacional que irá participar no Campeonato Europeu a disputar em Itália / Macerata e Pollenza, entre 12 a 24 de Julho de 2011. E os Seniores Ricardo Esteves, Márcio Costa e Daniela Esteves estão convocados para a Selecção Nacional que irá disputar o Europeu em Heerde, na Holanda, de 29 de Julho a 6 de Agosto.

Pista de Canelas vai ser ampliada

Palco de mais de 20 Campeonatos Nacionais, um Campeonato da Europa, 7 Records do Mundo e 6 Records Nacionais, a Pista de Patinagem de Canelas vai entrar em obras.

A Associação Desportiva aposta na remodelação da infra-estrutura com o objectivo de criar um patinódromo com as medidas exigidas pela Federação Internacional de Patinagem, passando a ter os 200 metros necessários para receber os Campeonatos Europeus em 2013.

O Vereador do Desporto, Abílio Silveira, acredita que “juntando parceiros e esforços, nomeadamente Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Federação Portuguesa de Patinagem e ainda a colectividade, se conseguirá a concretização daquilo que será a única pista portuguesa em relevê de 200m, capacitada para receber competições internacionais”. Neste momento, “é um sonho que poderá ser uma realidade, estando-se a fazer todos os esforços para que isso aconteça”, adianta o vice-presidente do Município, reforçando a aposta da autarquia no crescimento continuado dos equipamentos desportivos na colectividade de Canelas.