Semana do Emprego: anúncio dos vencedores de concursos de empreendedorismo

quinta, 07 de julho 2011

O desafio foi lançado e 6 candidatos apresentaram a sua ideia de negócio inovadora. O Concurso de Ideias Estarreja 2011, promovido pela Destac e aberto à população, decorreu em Abril e esta sexta-feira será anunciado o vencedor, na Semana do Emprego e Empreendedorismo que está a decorrer na Biblioteca Municipal até sábado.

O concurso chegará ao fim com o anúncio da ideia mais original, que vai receber um prémio monetário de 2.500 euros, consultadoria para desenvolvimento do Plano de Negócios e um espaço na Incubadora de Empresas de Estarreja.

Dinamizar o empreendedorismo e a criação do próprio emprego foi um dos grandes propósitos da iniciativa. São também objectivos inerentes à Semana do Emprego que “incide sobre três vertentes: emprego, formação e empreendedorismo”, referiu o presidente da Destac – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja e vereador da Câmara Municipal, João Alegria, salientado o “envolvimento de todos os parceiros”, como a SEMA – Associação Empresarial, o CNO – Centro de Novas Oportunidades do Antuã ou a Escola Secundária.

Transmitir os princípios do empreendedorismo aos estudantes é outro factor importante para a educação e para o futuro dos alunos. O Clube de Empreendedorismo da Escola Secundária, um projecto inovador que mereceu a distinção da Inspecção-geral da Educação, tem trabalhado com alunos e professores essas matérias, nomeadamente conceitos de gestão de um mini-negócio ou o desenvolvimento de um Plano de Negócios.

A “demonstração de trabalhos dos jovens empreendedores” pode ser apreciada na Semana do Emprego e Empreendedorismo, informa João Alegria. A Mostra de Ideias Inovadoras da Escola Secundária “Espaço Empreende” está disponível ao público até sábado.  Esta sexta-feira, às 14h, são apresentados os 7 projectos de alunos do 10º ao 12º anos, candidatos ao Concurso de Ideias Jovem Empreendedor Estarreja 2011, outra das iniciativas da Destac. A entrega dos prémios dos dois concursos de empreendedorismo, promovidos com o patrocínio da Dow Portugal, está agendada para as 18h.

O Espaço “Emprega-te”, da responsabilidade do GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja, apresenta ofertas de trabalho que, de acordo com o vereador da autarquia, têm aumentado.

A população pode ainda ter acesso às ofertas de formação disponibilizadas pelas empresas presentes e o Espaço Internet presta auxílio na criação de Curriculum Vitae. No evento já decorreram workshops dinamizados pela SEMA, CNO e IEFP sobre Procura Activa de Emprego e Criação do Próprio Emprego.

A coordenador do CNO, Vera Albuquerque, realça que “estamos todos, em parceria, a tentar encontrar a melhor solução para os percursos formativos das pessoas”. A Semana “vai enriquecer o público-alvo” e, em simultâneo, “permite às instituições rever objectivos e delinear objectivos e estratégias comuns”.

Aliando estes factores “a algumas ofertas de emprego, penso que é um sucesso a Semana do Emprego”, afirma com satisfação deixando uma importante mensagem nesta altura crítica para a economia portuguesa: “não podemos pensar no que vai cair do céu, mas em toda a mais-valia que cada um de nós tem em si e projectá-la para cumprir algumas metas nossas”.

Visite a Semana do Emprego na Biblioteca! A entrada é livre!

Website www.estarrejacentro.com