EcoEstarreja incentiva comércio sustentável

sexta, 15 de julho 2011

Com uma aposta na valorização de práticas sustentáveis e estratégias comerciais inovadoras, assentes nos factores diferenciadores de Estarreja, o Concurso EcoEstarreja, destinado aos comerciantes locais, é mais um passo na afirmação de Estarreja como EcoCidade. 18 Agentes comerciais decidiram aceitar este desafio.

Incentivar e premiar actuações responsáveis, contribuindo para tornar a Cidade e o Concelho numa referência em termos de desenvolvimento sustentável, é o objectivo do Concurso. A mobilização e participação da população são fundamentais para o sucesso do EcoEstarreja – Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja.

Para além do cálculo e redução da pegada ecológica, os estabelecimentos comerciais devem desenvolver actividades relacionadas com as diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável (valorização ambiental, coesão social, competitividade económica e dinamização cultural).

Após a fase de sensibilização e de trabalho conjunto para a construção do cenário inicial do concurso, na sessão de lançamento foram apresentados os dados de partida e propostas de actividades a desenvolver por cada estabelecimento comercial até Janeiro de 2012, altura em que após a monitorização e cálculo da pegada ecológica final, se comunicarão os resultados e o(s) vencedor(es).

Na Farmácia Sousa, já se observam exemplos de acções amigas do ambiente e que contribuem para a sustentabilidade local: a recolha de medicamentos, radiografias e tonners, a existência de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade condicionada e a deslocação diária a pé dos colaboradores que são de Estarreja e que dispensam a utilização do carro.

Margarida Nóbrega, directora técnica da farmácia, destaca a recolha de medicamentos fora de uso referindo que “as pessoas estão sensibilizadas e procuram bastante. Já ninguém põe medicamentos para o lixo com tanta facilidade como faziam há uns anos, já têm esse cuidado”. Esta farmácia local envia para incineração uma média de 50 kgs de fármacos por mês.

Contudo, é sempre possível melhorar e neste caso será necessário reduzir os gastos com energia eléctrica, passando pela colocação de lâmpadas economizadoras. Margarida Nóbrega espera diminuir a sua pegada ecológica até 2012 e já tomou uma primeira medida, a aquisição de sacos reutilizáveis, para evitar o uso do plástico.

“Todos devemos contribuir para o meio ambiente”, alerta Maria do Rosário, da clínica FisioEstarreja. A sua empresa imprime “todo o esforço para que isso aconteça” e diz que será “muito difícil melhorarmos porque já estamos a fazer de tudo, desde reciclagem ao aproveitamento de material”. O grande desafio que se coloca a esta casa diz respeito às energias alternativas. “Gostaríamos de conseguir investir em energia solar, a única coisa que não temos”.

Uma das políticas da clínica, que emprega 7 colaboradores residentes em Estarreja, é nunca desperdiçar papel e tenta participar em iniciativas locais. A promoção do potencial do Concelho é outra das preocupações demonstradas. No dia 24 de Julho, a FisioEstarreja promove um passeio a pé ao BioRia, uma acção aberta à população.

O Café Brasília promete “melhorar bastante”. A compra de produtos locais, a separação dos lixos, a utilização de lâmpadas economizadoras e a promoção de eventos musicais são pontos a favor do café do centro da praça. Mas novos desafios se colocam: diminuir a utilização de sacos de plástico incentivando os clientes a reutilizar os sacos, ter um menu Bioria e optar por um frigorífico de classe energética A, A+ ou A++.

António Marques, proprietário do Brasília, tem consciência que “podemos melhorar”. E já actuou com uma simples medida, o aproveitamento de açúcar dos pacotinhos abertos no estabelecimento. Neste momento, o Brasília já recupera “1 kg de acuçar por dia”! Que depois é oferecido aos colaboradores, mas é uma forma de economia.

A ligação à terra e às acções municipais é importante do ponto de vista do comerciante que alerta para a necessidade de haver envolvimento dos comerciantes. “Com a nossa força, isto vai para a frente. Sozinhos é complicado. Todos em conjunto conseguimos fazer algo”, afirma dizendo que “tem havido um esforço enorme por parte da Câmara, o que é importante para o comércio de Estarreja”, por isso o mais importante para António Marques é “a união de todos”.

Na realidade o EcoEstarreja incentiva a cooperação entre os próprios comerciantes e com o Município e lança o repto para que estes agentes tenham noção das potencialidades dos projectos municipais como o BioRia ou o Cine-Teatro.

Nesta 1ª edição do Concurso EcoEstarreja 2011, 18 estabelecimentos aderiram e assumiram o compromisso com a sustentabilidade:

Padaria Pastelaria Bolívar
Restaurante Tolas e Companhia
Restaurante Tropical
Café do Parque
Bar Tomázia
Cafetaria Piscina
Café Brasília
Pajoana – loja de roupa
Água e Sabão – mobiliário interiorismo
Cristal Óptica Ourivesaria
Loja Púrpura – acessórios moda
Manuel Ferreira Electrodomésticos
Loja Chana – vestuário
FisioEstarreja
Farmácia Leite
Farmácia Sousa
Seguros Filipe Marques
Domingues Breda e Leite Laboratório Análises


Projectos EcoEstarreja

O EcoEstarreja – Programa de Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja visa renovar e transformar a Cidade num espaço sustentável de referência e representa um investimento aproximado de 1,4 milhões de euros, fruto de uma candidatura específica aos fundos europeus, que comparticipam em 80 %.

A ideia âncora da intervenção global passa pela valorização de áreas de excelência urbana, como a frente ribeirinha e o centro tradicional da Cidade, permitindo uma qualificação do espaço público, o incremento do desempenho ambiental da cidade e a melhoria da qualidade de vida das populações.

. Qualificação do espaço central da Cidade – Pedonalização dos acessos contíguos aos Paços do Concelho

. Ponte Pedonal/Ciclável do Parque do Antuã

. Viver o Parque – Projecto de Equipamento e Promoção de Utilização do Parque Municipal do Antuã

. Percurso Biourbano / Ligação pedonal e ciclável do PMA (centro da cidade) aos percursos naturais em Zona de Protecção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 (BioRia)

. Iluminação da Área de Intervenção com recurso a fontes renováveis ou eco-eficientes

. Observatório “EcoEstarreja”

. Contenção e arranjo da margem sul do rio Antuã

. Programa de Promoção da EcoCidade

. Remodelação da Piscina Maria de Lurdes Breu e conversão e Espaço Multiusos

 

» Participe e contribua para que a Cidade e o Concelho de Estarreja seja um exemplo de sustentabilidade!