Universidade Sénior de Rotary em Estarreja

segunda, 18 de julho 2011

Estarreja vai ter uma Universidade Sénior de Rotary, a funcionar em instalações cedidas pelo Município. A Câmara Municipal e o Rotary Club assinaram o protocolo de cedência provisória de instalações do antigo Colégio.

Pretendendo dar início à Universidade Sénior de Rotary em Estarreja (USRE) e reforçando esta parceria, a Câmara Municipal entende “incentivar esta iniciativa de grande relevo social, na perspectiva de educação ao longo da vida, aliando o conhecimento, a qualificação e a vida activa e saudável dos adultos”, afirma o Vereador da Educação, João Alegria.

Este projecto tem como finalidade a valorização pessoal e social da população sénior de Estarreja, com ou sem experiência escolar, através da promoção de actividades de ensino, bem como a dinamização regular de actividades de carácter social, cultural, educacional e de convívio, proporcionando a aquisição ou actualização de conhecimentos, concedendo a oportunidade de partilhar experiências e vivências, num contexto de formação ao longo da vida, com ou sem fins de certificação.

A USRE destina-se a toda a população adulta do concelho de Estarreja, independentemente do nível de escolaridade ou classe social. O ano lectivo terá a sua abertura solene no dia 5 de  Outubro e termina em Junho.

O protocolo assinado prevê a utilização de salas do Antigo Colégio, pelo período de um ano, automaticamente renovável, sendo que o Rotary Club de Estarreja comparticipa com 200 € / mês para fazer face às despesas de funcionamento.

As Universidades Sénior de Rotary são instituições de serviço Rotário que concretizam junto das comunidades os princípios de educação, formação, cultura, cidadania e solidariedade. São baseadas no voluntariado dos seus colaboradores, promovidas em regime de exclusividade pelos Clubes Rotários.

A USRE disponibiliza os seguintes serviços:

a) Aulas de diversas áreas disciplinares;
b) Seminários, conferências e cursos multidisciplinares;
c) Passeios, viagens e outras actividades que promovam o convívio entre os formandos e o contacto com ofertas culturais diversificadas;
d) Divulgação e informação de serviços destinados aos formandos;
e) Actividades de promoção da saúde e hábitos de vida saudáveis;
f) Outras actividades sócio - culturais a sugerir pelos formandos e do agrado da generalidade dos mesmos.

Email: universidadestarreja@hotmail.com
 www.facebook.com/UNIVERSIDADE SÉNIOR  ROTARY ESTARREJA