Pastel do Antuã é o Doce Típico de Estarreja

segunda, 01 de agosto 2011

Está encontrado o vencedor do concurso “Doce do Antuã”. Abel Correia de Oliveira foi o grande vencedor, levou a concurso o Pastel do Antuã e foi aquele que de entre 13 doces a concurso convenceu o júri.

Este doce inclui: Grão-de-bico - que representa as leguminosas consumidas na nossa região importantes na alimentação diária da população; Feijão - é um nome comum no cultivo e consumo alimentar da região; Milho - é um cereal que teve muita importância na gestão macroeconómica dos nossos “lavradores”; Amêndoa - é muito apreciada nas nossas tradições locais (natal/pascoa).

Com a fusão destes ingredientes e após uma breve cozedura obtêm-se uma mistura aveludada de fino e doce paladar.

A DESTAC em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e a SEMA – Associação Empresarial e com o apoio da Região de Aveiro lançou este desafio para criar um doce local confeccionado à base de produtos da região, os concorrentes responderam a este desafio com arte e imaginação, tendo elaborado autênticas maravilhas da doçaria.

Das propostas apresentadas a concurso houve lugar à atribuição de uma Menção honrosa ao “Feijão do Antuã” apresentado pelo Sabores d´Avó Foli.