Ponto de situação de diversas obras de intervenção no concelho de Estarreja

quinta, 04 de agosto 2011

Desde ampliações a obras de restauro e conservação até à construção de projectos de raiz, o Concelho de Estarreja encontra-se numa transformação visível com intervenções que visam não só potenciar todo um conjunto de sectores e actividades mas também promover a qualidade de vida dos estarrejenses.

Destacam-se:

AMPLIAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA COM JARDIM DE INFÂNCIA PADRE DONACIANO ABREU FREIRE

Embora o complexo escolar esteja a funcionar em pleno, com os inúmeros edifícios que o compõem, o objectivo da intervenção em curso é integrar o Jardim de Infância, para que este se concretize a tempo inteiro e daqui progrida para os restantes ciclos. A intervenção visa assim a reabilitação, requalificação e a criação de novos espaços escolares, para se poder atingir uma maior eficiência e racionalização de recursos e funcionamento, promovendo-se a articulação física e pedagógica de acordo com o enquadramento da Carta Educativa Municipal.

No mês de Julho foram realizados trabalhos no valor de 26.183,06 € + IVA.

RECUPERAÇÃO DOS MOINHOS DE MEIAS NA QUINTA DO MARINHEIRO

A intervenção visa dar um contributo para o Plano de Valorização do Património Arquitectónico e Paisagístico da Quinta do Marinheiro, nomeadamente no arranque das Obras de Conservação e Consolidação do Núcleo Rural e Pedagógico, que integra com as estufas e os viveiros camarários, assim como com os terrenos de cultivo na envolvente.

A preservação de técnicas construtivas, quer na edificação quer no engenho do moinho, que  demonstram conhecimentos ancestrais na utilização dos materiais naturais e da força motriz da água como um bom exemplo do aproveitamento dos recursos naturais. Foi o princípio basilar da intervenção.

Com o funcionamento dos Moinhos e parte da habitação, vai ser possível promover actividades lúdicas, pedagógicas e ambientais, junto do público-alvo ( alunos das escolas, associações culturais, turistas ) e da população em geral que vai recordar o seu modo de vida de um passado muito recente.

No mês de Julho foram realizados trabalhos no valor de 8.942,55 € + IVA, estando a obra em fase de conclusão.

CONSTRUÇÃO DA ÁREA SOCIAL DO ECO-PARQUE EMPRESARIAL DE ESTARREJA

O projecto localiza-se em solo urbanizado, de acordo com a área demarcada na planta de implantação do Plano de Pormenor do Eco - Parque Empresarial.

Os arranjos exteriores estão dotados de passeios pavimentados, zonas ajardinadas e estacionamento, zona de cargas e descargas e zona de recolha de resíduos sólidos urbanos o que facilita o acesso entre o edifico e o exterior.

O edifico proposto desenvolve-se numa volumetria longitudinal com os espaços dispostos ao nível do piso térreo.

No mês de Julho foram realizados trabalhos no valor de 147.440,30 € + IVA.

BENEFICIAÇÃO E CONSERVAÇÃO – PINTURA DO CINE-TEATRO DE ESTARREJA

A intervenção visa beneficiação e conservação do Cine Teatro de Estarreja e consiste na pintura das paredes exteriores e da estrutura metálica existente no exterior do edifício. Para além da pintura serão executados trabalhos preparatórios, tais como lavagem das fachadas e tratamento de fissuras.

Está prevista a execução de uma abertura para cargas e descargas do palco para o exterior, onde será aplicada uma porta corta-fogo exterior .

No mês de Julho foram realizados trabalhos no valor de 12.535,00 € + IVA.

ARRANJO URBANÍSTICO DO CENTRO CÍVICO DE VEIROS

A intervenção visa a revitalização de um espaço chave de identificação da imagem de Veiros, como forma de reforçar a sua centralidade e de o vocacionar para actividades de carácter cultural e social, mas também, a requalificação urbanística e valorização ambiental que procurará conferir a este espaço uma premente melhoria da acessibilidade e conforto.

No mês de Julho foram realizados trabalhos no valor de 32.416,29 € + IVA.