Xadrez nas escolas do concelho

quinta, 11 de agosto 2011

É mais um passo tendo em vista a difusão da modalidade. Após uma pausa para férias, a Escola de Xadrez do CRE – Centro Recreativo de Estarreja vai reiniciar a sua actividade em Setembro. Este ano, pela primeira vez, a aprendizagem do Xadrez será implementada nas escolas do 1º ciclo do concelho, direccionada para os 3º e 4º anos, no âmbito da oferta das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s).

Estudos comprovam que o xadrez ajuda a melhorar os resultados escolares, promove o desenvolvimento do raciocínio e da memória, desenvolve a autoconfiança, a imaginação e criatividade e ensina independência e responsabilidade pessoal. Os benefícios, em diferentes vertentes, são imensos em qualquer idade!

Os jovens interessados podem ingressar na escola de xadrez do CRE, tendo a possibilidade de competir de uma forma federada regularmente e aprofundar os seus conhecimentos.

A Escola de Xadrez do CRE conta com uma dezena de alunos e as aulas são ministradas todos os sábados entre as 10h30 e as 12h, nas instalações do CRE, na Praça Francisco Barbosa.

» Contacto inscrições/informações: cre.estarreja@gmail.com

XI Torneio de Xadrez Jovem de Estarreja

O XI Torneio de Xadrez Jovem de Estarreja aconteceu no dia 24 de Julho, ao ar livre na Praça Francisco Barbosa, com a participação de meia centena de jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 16 anos. Para os xadrezistas do concelho este foi o primeiro torneio oficial e, por isso, uma boa oportunidade para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

A Escola de Xadrez do CRE contou com o apoio da Câmara Municipal e da Associação de Xadrez de Aveiro para a organização do evento. O torneio contou com a participação de várias instituições do distrito de Aveiro: Clube dos Galitos, Cx Colégio Português, NxvS.Cosme – Didáxis, CxAtl da Coutada, AEJ – São João da Madeira. Da região norte vieram atletas do Amanhã da Criança e do Moto Clube do Porto. Do sul de Portugal participaram o Clube de Academia X Benedita de Leiria, Cx de Aa Coimbra, do Cx Montemor-o-Velho/Ctga e Ax Bombarral/Ccmb.

O Cx Colégio Português ficou em 1º lugar por equipas e venceu os prémios de sub-10, sub-14 e sub-16. Bruno Pereira, do CRE, ganhou o prémio de melhor atleta de xadrez estarrejense.