Este domingo: Feira do Agricultor e dos Produtos da Terra

sexta, 12 de agosto 2011

A Feira do Agricultor e dos Produtos da Terra realiza-se aos 2º e 4º domingos de cada mês, no Horto da Cooperativa, na rua Jornal de Estarreja, nesta cidade. As edições deste mês estão marcadas para os dias 14 e 28.

“Ajude-Nos a Ajudar… a Produzir… Produtos da Terra” é o lema desta iniciativa de venda directa de produtos agrícolas (horticulturas frescos, sementes, plantas...), num espaço de escoamento e promoção dos produtos locais. Os produtores interessados podem-se inscrever na Cooperativa Agrícola.

A degustação e a troca de receitas tradicionais (mel, bolos caseiros, chás, licores, compotas e outros produtos da época) e o convívio e animação são outros atractivos desta nova feira de Estarreja.

A iniciativa está inserida no projecto de Agro-Ajuda Sustentável em Estarreja, que pretende sensibilizar a população para o aproveitamento integrado dos recursos naturais e para as boas práticas agrícolas.

Além do mais, a Feira do Agricultor tem uma componente solidária: em cada edição, do total das vendas apuradas, os produtores contribuirão com 1% das suas vendas, em produto ou numerário, para uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) do Concelho, que beneficiarão rotativamente da iniciativa.

A iniciativa é da Cooperativa Agrícola de Estarreja em parceria com a Câmara Municipal, DESTAC, SEMA e Juntas de Freguesia.

A Feira em Agosto:

IPSS: Centro Paroquial de S. Miguel de Fermelã
Animação: Grupo de Cantares da Associação Cultural e Recreativa do Roxico

IPSS: Associação da Quinta do Rezende
Animação: Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã"