Voluntariado Jovem despede-se da Floresta

quarta, 17 de agosto 2011

O programa de voluntariado jovem de vigilância florestal “Juntos pela Floresta, todos contra o fogo no concelho de Estarreja” chegou ao fim. Nesta 5ª edição, 9 jovens asseguraram a vigilância da área florestal do concelho durante 15 dias. A sessão de encerramento teve ontem lugar na Biblioteca Municipal, onde foi inaugurada a exposição de trabalhos dos jovens que trocaram a praia e o descanso das férias por quilómetros de percursos pela mancha florestal, num retrato às acções desenvolvidas.

Eva Mesquita, 21 anos, de Pardilhó, participou pela segunda vez neste projecto e apelou à preservação da floresta e das acções dos voluntários que, para além da vigilância, procederam à recolha de lixo, à inventariação de áreas ardidas, caminhos florestais e lixeiras e à sensibilização da população para a prevenção de fogos florestais. Esta voluntária lamenta que áreas limpas pela sua equipa tivessem aparecido, pouco tempo depois, cheias de lixo. Recorda que “temos de cuidar da floresta que é nossa” e apela aos cidadãos para que respeitem as normas em vigor.

O vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, realçou a “extraordinária importância” desta acção e o empenho e trabalho destes voluntários, que “não o fazem por dinheiro, mas pelo princípio e pelo valor da floresta”.

O responsável lamenta a forte diminuição do apoio do IPJ ao programa de voluntariado. Este projecto iniciou-se há 6 anos através do Programa Voluntariado do IPJ, com 43 voluntários em 2006, e o “decréscimo desde a 1ª edição tem sido considerável”. Este ano, a candidatura de Estarreja proponha o apoio a 72 jovens para 3 meses de vigilância, mas o apoio do IPJ limitou-se a um voluntário.

Diamantino Sabina quer “manter a chama do voluntariado” por isso “quisemos continuar a promover o programa, colmatando a omissão do IPJ através do programa municipal Estarreja Compartilha”.

O balanço é apesar de tudo “positivo”. Em apenas 15 dias, foram detectadas 15 lixeiras e 3 monos, inventariados 55 caminhos, recolhidos 1210 kgs de lixo e efectuados dois alertas aos Bombeiros Voluntários.

“O que fazemos é uma gota no oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
Francisca Almeida e Marisa Ferreira, grupo nascente do voluntariado jovem 2011

Nas imagens: A sessão de encerramento do programa, com entrega de diplomas e abertura da exposição, jovens voluntários no terreno e uma situação de rescaldo de um incêndio em Avanca, cujo alerta foi enviado pelos voluntários aos Bombeiros.

Reportagem Localvisão: http://videos.sapo.pt/rKwIVCLnGV4afPZlzutb