Apresentação do Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade

terça, 20 de setembro 2011

“Uma cidade só é de todos e para todos, quando pode ser vivida sem dificuldades ou restrições, com recurso aos princípios de desenho universal/desenho para todos, onde todos podem e devem usar, de forma independente e normalizada, o ambiente construído”.

Estarreja continua a projectar um Município Acessível para Todos, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidadãos: aos que residem, trabalham ou a visitam.

O Município de Estarreja apresenta publicamente, a 21 de Setembro pelas 18:00 horas, na Biblioteca Municipal de Estarreja o PLANO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE com o objectivo de construir um Território para Todos e dar continuidade ao programa “Portugal mais Acessível” lançado pelo Governo Português, em Lisboa, no dia 8 de Outubro de 2008.

O Plano que resultará do desenvolvimento dos Programas de Promoção da Acessibilidade terá como objectivo a eliminação de barreiras arquitectónicas, urbanísticas e psicológicas, construindo cidades e vilas mais democráticas.

A adesão a estes Planos reveste-se de especial importância para o Município de Estarreja, que pretende ser cada vez mais acessível para todos os munícipes e visitantes independentemente das suas capacidades de locomoção - tendo como objectivo a eliminação de barreiras arquitectónicas, urbanísticas e psicológicas, projectando e construindo um território mais democrática.

OS PROGRAMAS DE PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE:

A aprovação da candidatura ao Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), conseguida pela autarquia, permitirá a Estarreja continuar as práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade, reforçando o trabalho já efectuado.

Desta forma será desenvolvido o Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade que é um plano estratégico que, tendo por objectivo a melhoria da acessibilidade no município, desenvolve acções de sensibilização, formação e participação, envolvendo populações, associações e entidades locais de modo a inserir dinâmicas municipais capazes de manter este desígnio cívico de município inclusivo na agenda de trabalho de toda a comunidade. Este programa, de natureza multidisciplinar, aborda o espaço público, equipamentos públicos, transportes, design, comunicação e infoacessibilidade através do desenvolvimento de estudos especializados em matéria de acessibilidade, de forma a criar um Plano Estratégico de prioridades de intervenção.

Através dos estudos a desenvolver serão detectados, ao pormenor, os problemas existentes, e apresentadas as soluções e acções apropriadas para dotar a cidade de condições próprias do acesso universal. Apresentar-se-ão, também, soluções orçamentais e modelos de execução das acções.

Em suma, Estarreja habitua-nos, também nesta matéria, a observá-la como uma cidade que cresce de forma sustentável, inovadora, pioneira e /  amiga de todos. Simultaneamente, dará o exemplo para todo o país que, de forma integrada e simples, se pode investir no futuro de uma nova cultura de acessibilidade e mobilidade para todos.