Câmara mantém aposta na Educação

quarta, 21 de setembro 2011

Mais de 3700 alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, voltaram às salas de aula em Estarreja. Num momento de profundas alterações no parque escolar municipal, decorrentes de 3 empreitadas em curso – construção da EBI Sul e ampliação da EB Padre Donaciano, obras do Município, e a requalificação da Secundária, da responsabilidade da Parque Escolar –, o ano lectivo iniciou sem contratempos.

No que diz respeito às áreas de competência do Município, Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, os primeiros dias decorreram com normalidade, conforme informou o Vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, durante a Sessão de Abertura do Ano Lectivo 2011/2012, que teve lugar na última sexta-feira no Cine-Teatro Municipal.

Desde a componente de apoio à família no pré-escolar, com resposta no terreno desde o início de Setembro, às refeições e transportes, até às Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) no 1º Ciclo, com o Ensino do Inglês, da Música, Actividade Física e Desportiva e Art&Ciência, “da nossa parte correu tudo bem”, refere o responsável.

Quadros interactivos e wireless nas salas de aula

“A educação é para nós um investimento e se andamos a efectivar o que está proposto na Carta Educativa com a construção de centros escolares e reorganização do parque escolar para também aqui termos ganhos de eficiência na própria gestão dos equipamentos. Este ano investimos também nas novas tecnologias, dotando 25 salas das escolas do 1º ciclo com quadros interactivos e todas as escolas com a rede wireless, para proporcionar mais uma ferramenta para que as aprendizagens sejam mais adequadas e motivadoras para os alunos”, anunciou João Alegria.

Em termos sociais, a Câmara Municipal constata a existência de “situações socialmente constrangedoras”. É por isso provável que ao nível da acção social a comparticipação aumente, em especial no que diz respeito às refeições escolares.

O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, enquadrando que “Portugal, comparativamente, gasta demasiado dinheiro na Educação e não descentraliza”, considerou que este é um  “momento alto em Estarreja, pois toda a Comunidade se mobiliza na esperança de um sempre melhor ano lectivo. Esta reunião de vontades convergentes de Responsáveis autárquicos e escolares, Professores e Auxiliares,  Pais e Alunos, além dos Parceiros,  traduz a dimensão do afecto e do investimento que todos os anos se renova. Essa responsabilidade partilhada implica que, no final, quem vai a exame não são só os mais novos: vamos todos!”. Para aqueles que acham que é difícil, deu o exemplo da Cerci, “para percebermos como são insignificantes as nossa dificuldades”.

Assinalando a importância de mais um ano lectivo, a autarquia deu as boas-vindas aos agentes educativos, homenageou os que se aposentaram no ano lectivo anterior, distinguiu os melhores alunos e apresentou à comunidade escolar o Programa Municipal de Educação que reúne o conjunto de actividades, projectos e recursos disponibilizados pela autarquia nos seus diversos âmbitos.

O conjunto de propostas da autarquia “de carácter transversal, incentivando a desenvolver actividades e que sejam de complemento curricular para enriquecimento de formação dos alunos”, integram diversas áreas desde o ambiente, ciência, artes, promoção da leitura, desporto, cidadania “utilizando todos os nossos recursos e parcerias”, referiu João Alegria, como sejam o Cine-Teatro, a Biblioteca, o projecto BioRia, a Casa Museu Egas Moniz ou a Escola Municipal de Desporto.

O concurso ESTalento é uma das actividades promovidas pelo Município no âmbito das AEC. No ano lectivo anterior inscreveram-se 171 alunos nesta iniciativa. 9 dos 14 finalistas marcaram presença na Sessão de Abertura do novo Ano Lectivo.

O Município de Estarreja prestou homenagem aos alunos que terminaram com sucesso o 3º ciclo e o ensino secundário no ano lectivo anterior, servindo de estímulo aos outros alunos. Foi reconhecido o mérito e o esforço de 8 estudantes, com atribuição de uma medalha comemorativa, acompanhada de diploma, e um passe cinema do Cine-Teatro de Estarreja.

Rita Bronze Vinha, melhor aluna do 9º ano, ficou “muito honrada” pela distinção. Estudante de nota 5 a todas as disciplinas, Rita considera que trabalhou o suficiente. “Queria tirar boas notas mas não fazia questão de ser a melhor aluna da escola”, afirma com humildade. E acrescenta que “não é difícil” tirar notas tão boas. O seu método passar por “estar atenta nas aulas, fazer alguns resumos em casa, vou lendo a matéria, vou escrevendo”.

OS MELHORES ALUNOS 2010-11

9º ano
Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz
Maria Manuel Tavares Carvalho de Sousa

Escola Básica 1,2,3 de Pardilhó
Ana Rute Oliveira Monteiro

EB 2,3 Padre Donaciano Abreu Freire
Jaquelin da Silva Carloto

Escola Secundária de Estarreja
9º ano
. Gonçalo Augusto Bento Rebelo
. Marta Rodrigues Amaral
. Rita Bronze Vinha

12º ano
Cursos Científico-Humanísticos Ana Daniela de Oliveira e Silva.
Cursos Profissionais Filipa Cristina Barbosa Pereira (curso Animador Sócio Cultural)

Reportagem Localvisão