Pardilhó e Avanca são Eco-Escolas

terça, 04 de outubro 2011

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó e a Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, de Avanca, voltaram a conquistar o galardão Eco-Escolas, demonstrando que cumpriram com sucesso o desafio de implementar acções de educação ambiental, através da qual é possível mudar atitudes e construir novos hábitos e conhecimentos.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional, desenvolvido pela Associação Nacional da Bandeira Azul, pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

Uma escola reconhecida com a Bandeira Verde Eco-Escolas demonstrou ter seguido a metodologia proposta dos 7 passos (Conselho Eco-Escolas, auditoria ambiental, plano de acção, trabalho curricular, monitorização e avaliação, envolvimento da comunidade e eco-código), concretizando pelo menos 2/3 do seu plano de acção e realizado actividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos mais um tema do ano (biodiversidade ou floresta ou mar). O plano de acção é desenhado por cada escola e deverá tomar em conta a Agenda de prioridades de acção/intervenção decidida pelo Conselho Eco-Escolas.

O Município de Estarreja é parceiro neste Programa, pagando a inscrição das Escolas e participando no Conselho Eco-Escolas.

A Cerimónia do Galardão está marcada para 7 de Outubro, Dia das Bandeiras Verdes 2001, em Oliveira de Azeméis, às 14h30, e contempla a entrega dos certificados aos municípios parceiros e da Bandeira Verde a todas as Escolas Galardoadas em 2011.