IV Encontro Anual da Rede Social de Estarreja

quarta, 19 de outubro 2011

A Cidadania Activa, com alusão ao Ano Europeu para o Voluntariado, é o mote para o Encontro Anual da Rede Social de Estarreja, que vai decorrer na quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, no Pavilhão Municipal de Estarreja.

A Rede é constituída por 74 parceiros e a experiência de 6 anos de trabalho evidencia que todos os agentes são necessários para construir um concelho melhor. O Encontro pretende mostrar a unidade da Rede Social, recorrendo à construção simbólica e partilhada de um puzzle gigante que decorrerá na sessão de abertura, no dia 20.

“Só com a união dos parceiros é possível intervir de forma activa e efectiva para a melhoria das condições de vida do Concelho de Estarreja”, afirma Rosa Simão, Vereadora da Acção Social da Câmara e presidente do CLAS – Conselho Local de Acção Social.

A participação activa dos cidadãos na sociedade em que estão inseridos é “determinante, mais do que um direito é um dever e uma responsabilidade. Existe uma nova função social do Estado, educar e formar para a cidadania. Educar e formar cidadãs e cidadãos valorizando uma consciência colectiva e crítica que lhes permitam uma participação activa no desenvolvimento colectivo e assim fortalecer os valores democráticos e a própria democracia. A cidadania aprende-se, é necessário que as pessoas compreendam e participem no sistema, só assim ficaremos mais fortalecidos, com uma consciência esclarecida”, refere Rosa Simão.

A Exposição Permanente no Pavilhão Municipal de Estarreja contará com a presença de cerca de 4 dezenas de stands, onde os parceiros dão a conhecer à comunidade a sua missão, objectivos e actividades. No mesmo espaço estarão reunidas escolas, associações de pais, associações culturais, recreativas e desportivas, instituições sociais e juntas de freguesia.

Criada em Maio de 2005, a Rede Social de Estarreja é uma plataforma de articulação das entidades parceiras, públicas e privadas, com intervenção no concelho por forma a combater a pobreza e a exclusão social, numa perspectiva de promoção do desenvolvimento social.

Esta medida de política social introduziu uma cultura de trabalho em rede, fomentou o planeamento estratégico da intervenção social local, a congregação de esforços e a rentabilização de recursos locais, por forma a potenciar uma maior eficácia e rapidez na resolução dos problemas das famílias e indivíduos.

Qualificações Escolares e Profissionais, Negligência Familiar, 3ª Idade e Empregabilidade Feminina foram as áreas diagnosticadas pela Rede como as mais problemáticas no município.

IV Encontro Anual da Rede Social de Estarreja
20 e 21 de Outubro no Pavilhão Municipal

Exposição Permanente [10h00 – 22H00]
Animação Local
Artesanato local
Trabalhos personalizados
Prendas de Natal (antecipe)
Produtos regionais

Dia 20, quinta-feira

10h00 Abertura
. Dramatização sobre Cidadania Activa
(Curso de Animação da Escola Secundária de Estarreja)
. Hino da Rede Social Criar Nós, fomentando Laços (apresentação)
. Construção Partilhada do Puzzle da Rede Social
. Visita à Exposição
. Porto d’ honra (Curso de Hotelaria da EB 2/3 Padre Donaciano)

14h30 Concerto Solidário entre Instituições

15h30 Aula de Fitness Adaptada (Escola Municipal de Desporto)

21h00 Rancho Folclórico As Tricaninhas do Antuã

Dia 21, sexta-feira

. Desfile de Vestuário “Cidadania também é proteger o Ambiente!”
(Agrupamento de Escolas de Avanca)
. Projecção/Debate de Filme sobre Cidadania
(Cine-Clube de Avanca)

14h30 Simulacro de Resgate e Salvamento