Biblioteca Municipal chega aos 7 anos com 6 mil utentes

sexta, 07 de outubro 2011

A Biblioteca Municipal completa o seu 7º aniversário com 5.973 utentes inscritos, dos quais 1.674 são crianças e jovens menores de 18 anos. Actualmente, o fundo documental é constituído por 54.889 volumes, incluindo títulos das secções de adultos e infanto-juvenil, fundo regional e local, audiovisuais e periódicos.

Em sete anos de funcionamento, a Biblioteca regista 83.490 empréstimos, numa média anual de 11927 empréstimos. Equivalendo a mil empréstimos por mês,  significa que 40 obras são cedidas diariamente.

A Biblioteca é um dos principais equipamentos culturais e educativos do concelho, apostando na diversidade e enriquecimento de conhecimentos para atrair diferentes públicos.

“Tem tido uma actividade crescente, dinâmica e diversificada, abrindo os seus espaços à comunidade. O aproveitamento do espaço exterior para actividades de animação cultural, a apresentação de livros, a reorganização de espaços com o acolhimento do Espaço Internet e a criação do Clube da Poesia” são algumas das acções marcantes no último ano referidas pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria.

O autarca adiante que “o alargamento do catálogo colectivo, interagindo com os Pólos de Avanca e Pardilhó e a Rede de Biblioteca Escolares do Concelho, vai potenciar uma maior utilização e proximidade dos leitores utilizando as novas tecnologias. Insere-se nesse objectivo a reorganização total do site da Biblioteca, tornando-o muito mais apelativo e interactivo”.

Promover a leitura, educação e formação de todos sem excepção e consolidar e alargar os hábitos de leitura dos estarrejenses são os objectivos deste espaço inaugurado a 9 de Outubro de 2004 após a reconstrução da antiga Casa dos Leites, edifício apalaçado do princípio do séc. XX, totalmente recuperado e reconvertido, tendo-se privilegiado a recuperação da fachada.

Espaço cultural promove autores locais

Depois da apresentação do livro “No Regaço do Silêncio…”, do pardilhoense José Luís Moreira dos Santos, que decorreu na semana passada, durante este mês a Biblioteca Municipal apresenta uma exposição sobre a vida e obra de Margarida Castro.

Margarida Castro renasceu aos 70 anos, quando decidiu retomar a escrita. “Aos setenta e dois anos Escrevi...", o primeiro livro da escritora salreense lançado em 2002 foi o início de uma nova fase na sua vida. “Aos 70 anos retomei a escrita e daí em diante não mais parei. Gosto de escrever de uma forma simples, triste ou alegre conforme a disposição. Leio, leio muito, um livro é uma companhia muito boa”, afirma.

Natural de Salreu, Margarida Castro partilha com os leitores as memórias e lembranças da terra que a viu nascer em 1929. Em 2006 surgia a sua segunda obra, “Salreu, sua origem e costumes”. Dois anos depois, a sua freguesia volta a com a edição de “Memórias da minha terra: Salreu”. Hoje com 82 anos sublinha que “esta idade está cheia de lembranças que é preciso contar aos mais novos, senão elas perdem-se na memória do tempo”.

A salreense será a primeira oradora do ciclo de palestras “Gentes da nossa terra…”, cuja sessão está agendada para dia 14, sexta-feira, às 21h30, na Biblioteca Municipal.

Outubro na Biblioteca Municipal

[1 a 9] Feira do Livro da Editora 7 Dias 6 Noites, Praça Francisco Barbosa

[1 a 31]
Exposição Vida e Obra de Margarida Castro
Exposição VII Aniversário da Biblioteca Municipal

[7] 15h Apresentação do novo site da BME
21h30 Entrega de prémios aos melhores leitores
21h45 Lançamento do IV Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…”
22h À noite na Biblioteca….com fantasmas da arte!

[14] 21h30 Gentes da nossa terra… com Margarida Castro

[28] 21h00 Tertúlia “Pensar Idoso, Novo Conceito” (org "Arte no Papel" - Escola Secundária de Estarreja)

TORNE-SE UTENTE DA BIBLIOTECA: É necessário o Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão e um comprovativo de morada, e preencher a ficha de inscrição.

Contactos: 234840614 ou biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt

Horário: Segunda 13h30-19h | Terça a sexta 9h30-19h | Sábado 9h30-13h30