Assinado Auto Consignação para instalação 32 Molok’s.

quinta, 16 de janeiro 2003

No passado dia 13 de Janeiro o Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Eduardo de Matos assinou com o representante da firma António Dias Ferreira o auto de consignação respeitante à instalação de 32 contentores de Resíduos Sólidos Urbanos em Profundidade, designados por Molok’s. A Limpeza e Higiene de todo o concelho de Estarreja são das grandes preocupações da nova autarquia. Centros Cívicos asseados, ruas e passeios limpos, com cidadãos mais colaborantes são um dos grandes objectivos da Câmara Municipal. Novas medidas vão ser implementadas para que a limpeza do município de Estarreja seja feita de forma mais rápida e eficaz, em conjugação com as Juntas de Freguesia e com a aquisição de viaturas próprias. Neste sentido a autarquia tem vindo a adoptar uma série de acções assumindo as pessoas do Concelho como principais destinatários e agentes desta mudança. Estas medidas passam não só por informar melhor todos os munícipes das futuras novas regras da recolha dos lixos como também por uma série de medidas internas e iniciativas camarárias, além da aquisição de material novo para o sector de Ambiente / Limpeza Urbana. O problema de limpeza não é novo em Estarreja mas, só agora se irão tomar medidas de fundo para alterar a situação. O ambiente é uma das grandes preocupações do actual elenco camarário, por isso todos os esforços e medidas são um importante passo para “limpar” a imagem do concelho, embora nada possa ser feito sem o apoio de toda a população. Para que toda a campanha seja um sucesso o novo executivo tem reunido com diversos sectores da autarquia com o intuito de traçar as melhores linhas de acção. Recolha de Lixos: Este é um dos serviços a necessitar de óbvia correcção, donde a Câmara vai brevemente privatizar a recolha de lixos urbanos nas sete freguesias, apressando os procedimentos para que se faça o mais rapidamente possível. Com efeito o esquema actual, assegurado pela autarquia, está desajustado das necessidades, é caro e não garante a qualidade mínima de serviço e de higiene. São esses os aspectos que o novo caderno de encargos acautelará e servirá de base ao contrato a celebrar com a empresa que futuramente passará a recolher mais vezes, e com contentores novos e lavados, os lixos urbanos. Só assim será possível modernizar o concelho, dando-lhe níveis de urbanidade e padrões de qualidade de vida compatíveis com o desenvolvimento que a nova Câmara Municipal pretende atingir, envolvendo todos os Habitantes das sete freguesias neste esforço comum.