3500 alunos redescobrem a química em Estarreja

segunda, 17 de outubro 2011

Cerca de 3500 alunos participaram na Semana da Química de Estarreja, iniciativa que decorreu de 11 a 14 de Outubro no Cine-Teatro. O espectáculo ao qual assistiram permitiu-lhes descobrir uma nova faceta da Química e perceber de que modo as empresas do Complexo Químico de Estarreja: Air Liquide, AQP, Cires, Cuf e Dow, estão na génese dos objetos que utilizam no quotidiano. “O balanço desta iniciativa, organizada, em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, é sem dúvida muito positivo” afirmou Luís Ferreira, Secretário do PACOPAR.

A última sessão do espetáculo “Química por Tabela 2.0”, apresentado aos estudantes dos seis ao 18 anos do concelho de Estarreja, realizou-se na manhã de sexta-feira, diante de mais um público estudantil entusiasmado e surpreso com as experiências feitas em palco.

No Cine-Teatro de Estarreja, realizaram-se sete sessões de um espetáculo didático, que pretendeu consciencializar os estudantes para a importância da Química nas suas vidas. “A iniciativa envolveu todos os alunos das escolas do concelho”, realça Luís Ferreira, secretário do PACOPAR, considerando que “se trata de um contributo importante para o seu futuro, para quando chegar a altura de tomarem opções, já saberem o que é a Química, reconheceram a importância desta ciência e de que modo ela faz parte de nós e nos rodeia, em tudo quanto fazemos e utilizamos. Todos eles, quando pegam num telemóvel, num CD, em qualquer objeto, estão a tocar em Química.”

O evento foi organizado  no âmbito do Ano Internacional da Química, decretado pela Unesco e pela União Internacional da Química Pura e Aplicada, com o objetivo de aumentar o conhecimento público sobre a Química e o interesse dos jovens por ela, envolvendo-os na relação com esta ciência, sob o tema “Química – A Nossa Vida, O Nosso Futuro”. “Sabemos hoje que, na melhoria das condições ambientais, a Química tem um papel fundamental. E nada melhor do que trabalharmos o futuro com as crianças de hoje”, refere Luís Ferreira.

Produzido e encenado pela Fábrica – Centro Ciência Viva, da Universidade de Aveiro, “Química por Tabela 2.0” é um espetáculo didático, que demonstra, em palco, como é que a Química interage connosco e  como é parte integrante do nosso quotidiano, ao fornecer-nos produtos que nos garantem  qualidade, conforto e segurança para as nossas vidas.

Em palco, os atores da Fábrica – Centro Ciência Viva fizeram demonstrações de reações químicas, explicando como elas são a base de processos conhecidos por todos os jovens e de objetos que utilizam. O entusiasmo dos estudantes foi constante, intercalado com a surpresa das descobertas feitas neste espetáculo.