Póvoa de Baixo: Município renova parceria com Assoc. de Moradores

Novo Parque Infantil

segunda, 24 de outubro 2011

São mais de dois hectares de área para cuidar. A Câmara Municipal aprovou o protocolo de cooperação financeira com a AMUPB – Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo, no âmbito dos Espaços Verdes, Limpeza Pública, Parques Infantis e Instalações Desportivas.

Os bons resultados dos últimos anos na implementação deste protocolo, que foi sofrendo algumas variações, levam Câmara Municipal e AMUPB a continuarem a apostar nesta fórmula de delegação de competências.

O presidente da direcção da AMUPB, Júlio Pinho, diz que “a associação continua a trabalhar e toda a ajuda da câmara é sempre bem-vinda pois a única receita que temos provém dos associados. Esperemos continuar com o protocolo que assegura a manutenção de toda a área, limpeza de valetas, ruas, relvas, Canto do Burro, pista de manutenção, parque infantil, poda de árvores, polidesportivo... É uma área muito grande e não é fácil”.

Na análise do vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, “as parcerias fomentam o compromisso e a responsabilidade. Assim acontece com a existente entre o Município de Estarreja e a Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa, numa parceria benéfica para ambas as partes sendo um bom exemplo de entendimento. Por isso, decidimos renovar o protocolo com alguns anos de vigência, efectuando-se os necessários ajustamentos”.

Através deste acordo a autarquia comparticipa a delegação de competências na Associação para limpeza pública, manutenção e conservação de todas as zonas ajardinadas, Parque Infantil (sem os equipamentos de jogo e recreio) e instalações desportivas (Polidesportivo e Circuito de Manutenção), localizadas na Urbanização da Póvoa de Baixo e integradas no domínio público municipal. A Câmara Municipal atribui à AMUPB uma comparticipação mensal, no valor de 700 €.

A AMUPB assume a responsabilidade de zelar pelo espaço. “As pessoas que passam por Estarreja vêm que é um espaço bem tratado e limpo”, diz com satisfação Júlio Pinho.

Entre Janeiro e Julho de 2011, não esteve vigente qualquer protocolo que assegurasse a contribuição do Município à colectividade, tendo a mesma realizado todas as tarefas com base no protocolado anteriormente. Foi por essa razão atribuído um subsídio de 4500 € (750€ x 6 meses).

A Urbanização da Póvoa tem mais de mil moradores e 266 casas. Actualmente dispõe das “estruturas essenciais” que contribuem para uma boa qualidade de vida na zona. A sede é a grande prioridade da AMUPB, um projecto ambicioso cujo orçamento global ronda os 110 mil €. “O que faz mesmo falta é a sede nova que está em construção”, refere o dirigente sublinhando o investimento exclusivo da associação “e sem dívidas”. Até agora foram investidos 63 mil €, não havendo uma data de conclusão da obra. Faltam acabamentos e equipamento.

Novo Parque Infantil ainda este mês

A Câmara Municipal vai instalar um novo parque infantil na Urbanização da Póvoa de Baixo, substituindo o anterior, cujas estruturas foram retiradas do local por se encontrarem danificadas. “O anterior estava deteriorado, foi levantado e haverá um parque novo”, adiantou Júlio Pinho, a quem os moradores reclamam a ausência da estrutura para as crianças.

Havendo procedimentos e prazos legais a cumprir, a estrutura será colocada ainda este mês para que as crianças possam voltar a usufruir de mais um espaço de diversão no concelho, completamente renovado.