IV Encontro da Rede Social de Estarreja: Estimular a Cidadania Activa

quarta, 26 de outubro 2011

As respostas sociais do concelho, com instituições ligadas à infância, juventude, terceira idade e deficiência, e as entidades que no terreno actuam em diversos campos, desde o desporto, à educação, da cultura ao emprego e ensino, da segurança à saúde, foram dadas a conhecer no IV Encontro Anual da Rede Social (RS) de Estarreja, que decorreu no Pavilhão Municipal de Estarreja.

As “redes sociais são uma plataforma de exercício de cidadania, envolvimento das instituições, das pessoas e das entidades públicas na procura do desenvolvimento social dos territórios”, afirmou Rosa Simão, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal e presidente do CLAS – Conselho Local de Acção Social. Em Estarreja, a RS “junta 75 parceiros das 7 freguesias que caminham para melhorar as condições de vida da população do concelho de Estarreja”.

Essa unidade foi simbolicamente demonstrada com a construção partilhada de um puzzle gigante, durante a sessão de abertura, evidenciando o papel social de cada entidade e a união dos parceiros para uma intervenção activa e efectiva tendo em vista melhoria das condições de vida da população. “Cada instituição é uma peça de um puzzle que pretendemos construir, um puzzle que represente um concelho mais rico, mais desenvolvido, mais equilibrado, socialmente activo e responsável”, salientou Rosa Simão.

Durante o encontro foi lançado publicamente o Hino da RS, composto e interpretado por Afonso Alves, Maestro da Banda Visconde de Salreu, e intitulado “Criar Nós, fomentando Laços”.

Criada em 2005, a Rede Social de Estarreja introduziu uma cultura de congregação de esforços conforme sublinhou o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. “O trabalho em rede permite potenciar dimensões, dar uma escala maior, e sobretudo permite com a energia de todos irmos mais além. A Rede Social foi conquistando o seu lugar, permitiu convencer alguns que não acreditavam tanto, tem vindo a crescer e hoje os 75 parceiros são um sinal claríssimo que no Município de Estarreja há uma grande riqueza humana, há pessoas, entidades, colectividades e instituições que fazem um trabalho fantástico”.

A Exposição Permanente no Pavilhão Municipal de Estarreja contou com a presença de 45 espaços expositivos, onde os parceiros deram a conhecer à comunidade a sua missão, objectivos e actividades. Reuniu escolas, associações culturais, recreativas e desportivas, instituições sociais, de ensino, saúde, emprego e juntas de freguesia.

Este Encontro Anual tem a função “de lhes agradecer, de os fazer dar a cara, de os fazer sair do habitual anonimato, de um trabalho que a maior parte das vezes não se vê, e chamar a atenção da sociedade”, disse José Eduardo de Matos. A Cidadania Activa, com alusão ao Ano Europeu para o Voluntariado, serviu de mote para a 4ª edição do encontro. No fundo, conforme referiu José Eduardo de Matos, trata-se também de “um convite à outra parte da sociedade para que se reveja nestes cidadãos, nestas entidades e que venha ajudar mais porque os tempos que vivemos impõem essa cidadania mais activa”.

Também aos olhos da vereadora da Acção Social, a participação activa dos cidadãos na sociedade em que estão inseridos é determinante. “A cidadania aprende-se, é necessário que as pessoas compreendam e participem no sistema, só assim ficaremos mais fortalecidos, com uma consciência esclarecida”, refere Rosa Simão.

Veja as imagens do Encontro em http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=104