Gala Desportiva é o ponto alto do Festival Sénior

quarta, 02 de novembro 2011

O João tem 5 anos e veio “ver os avós a fazer ginástica”, durante a Gala Desportiva Sénior. Ao longo do ano, frequentam duas aulas de ginástica por semana e neste espectáculo mostram o quanto estão activos e cheios de energia. Cerca de duas centenas de atletas do programa de ginástica de manutenção “+50”, da Escola Municipal de Desporto (EMD), subiram ao palco do Cine-Teatro de Estarreja, no último sábado à tarde, numa festa de partilha e convívio com os seus familiares.

Joana Santos e Celina Rodrigues fazem parte do grupo de 3 centenas de seniores que frequentam as aulas de ginástica, ao longo do ano, proporcionadas pelo Município em todas as sete freguesias do concelho, num projecto que tem a finalidade de criar hábitos para a prática de actividade física regular. Estas munícipes têm em comum a turma, de Pardilhó, a idade, 66 anos, e a vontade. Seguem à risca o lema: “não parar”, pois acreditam que o querer supera qualquer adversidade, independentemente da idade.

Aceitam os desafios propostos pelo professor e referem os seus benefícios. “É muito bom para quem está sozinha e sentimo-nos mais em forma”, disse Celina. Orientada pelo professor Daniel, a turma 9, de Pardilhó, foi das mais numerosas em palco, representada por 38 alunos.

O programa, criado em 2002, possibilita uma melhoria da autonomia e qualidade de vida dos cidadãos, com reflexos esperados na sua saúde. Maria do Carmo, 75 anos, de Salreu, afirmava: “se não frequentasse a ginástica, não estava tão direita como estou!”. A performance da sua turma, com uma tradicional coreografia do folclore popular português, correu bem. Entrou no palco “sem nervosismo, estava toda contente”, disse satisfeita.

A primeira apresentação da tarde foi da responsabilidade da mais recente turma do programa criada há um ano. A turma 11, de Água Levada, Avanca, funciona nas instalações da antiga escola primária, e abriu com muito ritmo na sua coreografia de aeróbica, lançando o mote para o que se seguiria.

Entre os espectadores, Sónia Santos filmava o espectáculo para mais tarde rever com a sua mãe. “Aparentemente, estiveram mais animados do que o ano passado e gostei muito”, disse Sónia que trouxe a sua filha de tenra idade para ver a avó, que hoje é uma pessoa mais enérgica desde que frequenta este programa que se distingue pelo “exercício físico e convívio”.

As sessões semanais caracterizam-se por um trabalho generalizado, incluindo uma activação geral, exercícios aeróbios (caminhar, dança, jogging), exercícios de força, de equilíbrio, jogos lúdicos e relaxamento.

A “energia muito positiva” que transbordou do palco do CTE foi realçada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e Vereador do Desporto no final da Gala. E referindo-se à política municipal destinada a esta franja da população, com acções que abrangem diferentes áreas, desde a acção social às novas tecnologias, da cultura ao desporto, afirmou que “têm sido 10 anos dedicados aos seniores” e este momento “é o culminar das actividades que acontecem de forma mais intensa durante o mês de Outubro, mas que se prolongam o ano todo”. Abílio Silveira sublinha o importante “investimento nas pessoas”, que resulta numa “melhor qualidade de vida para os nossos seniores”.

O evento está inserido no Festival Sénior de Estarreja que, todos os anos em Outubro, anima esta população, promovendo actividades diversas. O mês foi rico em actividades e espectáculos culturais, de recreação e lazer, passeios, workshops, bailes, rastreios de saúde, entre outras actividades destinadas aos seniores do concelho.

Na sexta à noite, teve lugar a Tertúlia “Pensar Idoso, novo conceito”, na Biblioteca Municipal. No encerramento do Festival Sénior, decorreu no domingo à tarde uma Matiné Dançante no Clube Cultural e Desportivo de Veiros, aberta a seniores e seus familiares.