1 centena já frequentou a Escola Superior Aveiro Norte da UA em Estarreja

segunda, 21 de novembro 2011

Decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro a cerimónia de abertura e entrega de Diplomas dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), presidida pelo Reitor da UA, Manuel Assunção, e na qual esteve presente o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria.

No novo ano lectivo, Estarreja recebe a 6ª edição do curso de Instalações Eléctricas e Automação Industrial que decorrerá na Escola Secundária. Estão inscritos 18 alunos e a 2ª fase, com apenas 4 vagas, registou uma adesão expressiva, com 30 candidatos só nesta etapa. As matrículas referentes à 2ª fase irão decorrer entre 21 e 23 de Novembro.

Desde 2006, em Estarreja este programa já envolveu 100 estudantes, em 5 turmas, dos quais 52 (faltam os alunos da 5ª edição que termina em Abril/Maio de 2012) terminaram com sucesso a sua formação. A presença em Estarreja da Escola Superior Aveiro Norte/ Programa Aveiro Norte está estabelecida na parceria entre a Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Estarreja, Escola Secundária, SEMA – Associação Empresarial, e as Empresas AQP – Aliada Química de Portugal Lda, Ar Líquido Lda, Cires SA, CUF – Químicos Industriais SA, DOW Portugal e Nestlé Portugal.

Os CET são cursos pós-secundários, não superiores, que visam conferir qualificação profissional de nível 5, que se caracteriza por ser uma formação técnica de alto nível. Os planos de formação destes cursos são compostos por 80 unidades ECTS, que englobam cerca de 860 horas de formação geral, e 540 horas de conhecimentos técnicos, adquiridos em contexto de trabalho, em empresas e outras instituições com as quais a UA estabeleceu acordos e protocolos. Permitem ainda, caso os formandos queiram prosseguir estudos, aceder ao ensino superior.

No último ano lectivo, os estudantes do CET em Estarreja estagiaram nas seguintes empresas: Gestamp Aveiro, Águas do Vouga, Simria, Sensordin, Sistemas e Equipamentos Eléctricos, Nestlé Portugal, Fábrica de Avanca, Fluidotronica - Equipamentos Industriais, Companhia Industrial de Resinas Sintéticas, CIRES, BCD - Manutenção de Equipamento Electrónico e Informático, Quimigest, ADRA - Águas da Região de Aveiro, Proleite - Cooperativa Agrícola de Produtores de Leite, CRL, 4SAT - Comércio de Telecomunicações. Estes estágios tiveram a duração de 540 horas.

Na região, desde o seu arranque em 2002/2003, os CET foram frequentados por cerca de 2 mil alunos, sendo a UA responsável pela formação de 10% do total nacional neste nível de ensino. A análise do inquérito a antigos alunos de CET da Universidade de Aveiro permite aferir um elevado grau de satisfação e adequação da formação ministrada, com resultados efectivos na absorção por parte do mercado de trabalho.

Histórico Oferta Formativa da Escola Superior em Estarreja
CET Instalações Eléctricas e Automação Industrial
Edição 2006/07: 18 alunos (13 diplomados)
Edição 2007/08: 16 alunos (12 diplomados)