Agenda Escolar Municipal 2011/2012: Formar cidadãos activos

quarta, 23 de novembro 2011

“Estarreja será cada vez mais Eco com a tua ajuda. Ser-te-ão dadas algumas dicas”, anuncia a primeira página da Agenda Escolar Municipal 2011/2012, entregue a 2350 alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo do concelho.

Este ano, a publicação é dedicada ao desenvolvimento sustentável, realizada em articulação com o EcoEstarreja, projecto de regeneração urbana da cidade. O Garci, mascote do BioRia que representa a Garça-vermelha, acompanha os alunos nesta aventura ao longo do ano lectivo.

Em cada mês, o aluno encontra um tema diferente, com informação, conselhos e actividades práticas: mobilidade, biodiversidade, ecoeficiência, consumo sustentável, solidariedade, estilo de vida saudável, água, património, educação ambiental, empreendedorismo, cultura e turismo.

Novembro é o mês da ecoeficiência. Dá-se a conhecer aos alunos o Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja que se distingue pelo planeamento em torno da sustentabilidade e ecoeficiência, com poupanças de água e energia na ordem dos 50%. “Poderás desfrutar deste complexo sem comprometer o ambiente”, sugere a Agenda Escolar.

Nos conselhos verdes deste mês, o projecto EcoEstarreja alerta para a redução do consumo de água, bastando por exemplo trocar o banho de imersão por um duche rápido. E aconselha os alunos a relembrarem os pais a usarem a máquina de lavar roupa quando está cheia e com temperaturas baixas.

No mês do Natal, subordinado ao tema Consumo sustentável, a Agenda dá uma boa ideia para uma actividade prática: “Compromete-te a fazer pelo menos três acções pela sustentabilidade do local onde vives”, incentivando à formação de consciências mais responsáveis e envolvidas com o meio. É no mês de Dezembro que se aconselham os alunos a evitar a aquisição de produtos desnecessários, a fazer embrulhos criativos com a reutilização de papéis ou a dar preferência ao comércio local de Estarreja.

“Esta agenda 2011/12 sublinha a importância que temos dado ao desenvolvimento sustentável. Estamos a construir o futuro no presente, para as novas gerações, com hábitos saudáveis, sendo possível haver mais emprego e indústria respeitando a natureza”, afirma o presidente do Município, José Eduardo de Matos, numa mensagem aos alunos.

Na entrega das Agendas na Escola da Póvoa, a coordenadora do estabelecimento de ensino, Lucinda Belo, elogiava o projecto. “Os miúdos gostam, é uma boa iniciativa”, afirmou. A docente vê já nesta publicação uma ferramenta de trabalho que representa uma ajuda útil para as actividades escolares. A agenda contém “matérias importantes que os vão alertando para o que temos à nossa volta. É importante não só ver o que está pelo mundo fora, mas também em primeiro dar valor ao que temos aqui”, sublinhou a professora.

A Agenda Escolar Municipal está recheada de bons conselhos e ideias que incentivam a uma cidadania activa. Proporcionar informação de carácter pedagógico é um dos objectivos da Agenda que reúne também informação sobre os serviços, programas, projectos e parcerias municipais, além de notas históricas e da apresentação do concelho e da Câmara Municipal de Estarreja.