Feliz Natal... com uma Árvore Natural!

quinta, 24 de novembro 2011

O Município de Estarreja promove mais uma vez a campanha “Feliz Natal… com uma Árvore Natural”, de entrega gratuita de pinheiros, satisfazendo o desejo das famílias de terem uma árvore natural como símbolo de tradição, união e esperança. O ano passado, 92 famílias tiveram em suas casas uma árvore de Natal natural, sem deixar de respeitar o Ambiente.

Pretende-se com esta acção, que se realiza pelo 2º ano, sensibilizar a população para a necessidade de respeitar o ordenamento florestal. Estes pinheiros provêm do desbaste de Pinheiros (Pinus pinaster) necessário para a regeneração de Pinheiros mansos (Pinus pinea) no Eco-Parque Empresarial de Estarreja. Com esta reutilização, ganham um novo papel como elemento central dos festejos na casa dos estarrejenses.

Numa quadra em que são comuns os atentados à Natureza, com o corte indiscriminado de pinheiros para enfeitar as casas, a autarquia estarrejense dá um exemplo de sustentabilidade e cidadania ao disponibilizar aos Munícipes pequenas Árvores de Natal.

No Edifício dos Paços do Concelho, a partir do dia 28 de Novembro, estarão expostos exemplares dos 3 tamanhos disponíveis, para escolha.

Inscrições

Os interessados em receber o seu pinheiro devem proceder à inscrição no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, por via telefone (926574907) ou por endereço electrónico (andreia.barbosa@cm-estarreja.pt), até à quinta-feira de cada semana. Serão dadas instruções ao Munícipe para proceder ao levantamento da árvore no Mercado Municipal (às sextas das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30), sendo que a primeira entrega será no dia 2 de Dezembro.

No fim das festividades natalícias, os Munícipes podem devolver os seus pinheiros nos dias 9 e 16 de Janeiro de 2012, nas instalações do Mercado Municipal (das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30), para que estes sejam conduzidos para compostagem, para serem aproveitados na fertilização dos espaços verdes públicos do município.