Comemorações do Dia da Floresta Autóctone

quinta, 24 de novembro 2011

No Dia da Floresta Autóctone, foram plantadas 90 árvores no Percurso de Salreu do BioRia e na Quinta do Marinheiro, em Avanca.

No Percurso de Salreu do BioRia, com a ajuda dos seniores do programa +50, a autarquia promoveu a plantação de espécies da floresta autóctone portuguesa, cerca de 80 salgueiros e amieiros. A acção contemplou uma parte do trajecto no Baixo Vouga Lagunar, nomeadamente a zona junto ao dique e as margens do Rio Antuã. Este foi o ponto alto do processo de limpeza e reflorestação do Percurso de Salreu. Ao longo das últimas duas semanas os serviços municipais procederem à remoção de espécies invasoras, cerca de 80 acácias e 100 ervas-das-pampas, que representam uma ameaça para a biodiversidade local. As espécies autóctones defendem a biodiversidade local (http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=7532).

Na Quinta do Marinheiro, em Avanca, a Câmara Municipal promoveu o projecto “O Ouriço”, com a presença de mais de uma centena de alunos do pré-escolar, 1º ciclo e Cerciesta que plantaram Azevinhos. Os participantes contribuíram assim, através de uma acção prática e pedagógica, para a requalificação paisagística da Quinta, dotando-a de elementos naturais e autóctones que a tornarão mais atractiva, ficando também co-responsáveis pela sua preservação, no belo espaço que enquadra a Casa Museu Egas Moniz. Realizaram-se ainda jogos com a participação da Autoridade Florestal Nacional e actividades de expressão artística denominadas “Sons de Outono”, pela Biblioteca Municipal, tendo a manhã participado com a distribuição de castanhas assadas, o fruto de uma espécie autóctone. O objectivo desta actividade é sensibilizar as crianças para o conceito de Floresta Autóctone e a necessidade da sua preservação (http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=7518).


Veja a Galeria de Fotos das comemorações em
http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=105