Atividades de Enriquecimento Curricular mais próximas dos pais

segunda, 05 de dezembro 2011

Alunos e encarregados de educação podem acompanhar as notícias sobre as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) desenvolvidas pelo PETIz – Projecto Escola a Tempo Inteiro, da Universidade de Aveiro (UA), no Facebook (http://pt-pt.facebook.com/people/Petiz-Universidade-de-Aveiro).

Recorde-se que para o desenvolvimento das AEC nas Escolas Básicas do 1º Ciclo da Rede Pública do Concelho, a Câmara Municipal de Estarreja adjudicou a aquisição de serviços à Universidade de Aveiro, pelo valor global de 787.500 €, para o triénio letivo 2011-2014. Atualmente, 829 alunos frequentam as AEC no concelho de Estarreja.

A título de exemplo, já foi publicada na rede social informação da EB1 do Agro sobre a atividade de Xadrez, que este ano a Câmara Municipal decidiu incluir nas AEC. O projeto da UA espera que este movimento se generalize e expanda, criando um espaço com alguma visibilidade sobre as atividades nas escolas do 1º ciclo.

Também a 5ª edição da Festa da Música das Escolas do 1º Ciclo está registada em vídeo. O trabalho pode ser visualizado no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=Lqj0KwoZvhQ). A Festa da Música decorreu uma vez mais no Cine-Teatro de Estarreja, em Junho, envolvendo os alunos das AEC que mostraram o resultado da aprendizagem na disciplina de Música.

A Câmara Municipal de Estarreja promove a “escola a tempo inteiro” e garante as condições necessárias para que os estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo se mantenham abertos até às 17h30, num mínimo de 8 horas diárias, e assegurem a oferta de AEC a todos os alunos interessados.

A entidade promotora é a Câmara Municipal de Estarreja que, em articulação com os Agrupamentos de Escolas, organiza as seguintes atividades: Ensino do Inglês; Atividade Física e Desportiva; Ensino de Musica; Art&ciência (Artes e expressão Plástica, TIC, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Experimentais) e Ensino de Xadrez. As inscrições são gratuitas.