Nestlé anuncia investimento em Estarreja

Avanca ganha nova linha de produção

terça, 13 de dezembro 2011

O investimento da multinacional suíça na fábrica de Avanca ronda os dois milhões de euros. A Nestlé decidiu transferir para Estarreja a produção de Nesquik cereais e de embalagens de um quilo de Chocapic, produtos que até agora eram produzidos em Itancourt, França. A nova linha de produção será criada ainda até ao final deste ano. A unidade de Avanca será a única da Península Ibérica a produzir a marca Nesquik cereais.

Uma notícia recebida com imensa satisfação no Município de Estarreja, expressa nas palavras do presidente da Câmara Municipal. “Obviamente, ficamos sempre satisfeitos quando vemos empresários, no caso a Nestlé, com a sua dimensão internacional, a continuar a acreditar no nosso município e a consolidar a sua fábrica de Avanca”, sublinhou José Eduardo de Matos, em declarações ao jornal Swissinfo. “Numa altura em que Portugal vive um momento de crise, de recessão, os sinais positivos dão-nos a todos uma maior autoestima e estimulam-nos a continuar”, acrescentou, sobretudo quando se trata de uma empresa histórica no concelho e com forte responsabilidade social corporativa.

Com este investimento, a capacidade de produção de Avanca vai subir 14%, para 34.300 toneladas, apostando-se na modernização das instalações. “Avanca reforça, dentro do grupo, a sua importância”, disse ao jornal Público António Reffóios, administrador delegado da empresa, admitindo que o investimento serve para “garantir um pouco o futuro”. “O que lutamos é por manter aqui as nossas fábricas. Quanto mais fortes e competitivas, maior é a garantia de que permanecerão assim. Acumulamos eficiência e know-how e essa é a garantia em termos de futuro”, afirmou o responsável em entrevista ao jornal Público.

Com cerca de 300 colaboradores, a unidade de Avanca, considerada a mais eficiente do grupo Nestlé no fabrico de cereais, produz uma gama diversificada de produtos, que inclui cereais infantis e de pequeno-almoço, bebidas solúveis à base de cereais e leite em pó, que são exportados para Espanha, França, Alemanha e Áustria.

José Eduardo de Matos aproveitou uma recente reunião de trabalho entre as duas entidades para endereçar felicitações à Direção e Colaboradores da fábrica, fundada originalmente pelo Nobel Egas Moniz em 1924, sob a designação de Sociedade de Produtos Lácteos.