Casa Municipal da Cultura abre portas

Comemorações do VII Aniversário de Estarreja a Cidade

sexta, 06 de janeiro 2012

A reabertura da Casa Municipal da Cultura, após a realização de obras de beneficiação, é um dos momentos marcantes do 7º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade. A sessão está marcada para este sábado, às 17h, e inclui a inauguração da Exposição Retrospetiva de Pintura “3+3”.

Durante o programa comemorativo promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, que decorre durante este mês,“ elevamos a Cidadania, ligando a cidade a uma comemoração desde sempre focada na cultura, novos valores, tradição, património, música”, salienta o presidente do Município, José Eduardo de Matos.

O edifício do séc. XVIII, património municipal desde 1981 e um importante elemento do património histórico do concelho, situado na Praça Francisco Barbosa recuperou a sua altivez, “valorizando a arquitetura harmoniosa e potenciando a sua centralidade”, refere o autarca acrescentando que a Casa da Cultura “está esbelta e formosa, ávida de receber a Pintura, o Turismo, o Artesanato, a Natureza, as Artes”.

As obras de beneficiação, nomeadamente ao nível das madeiras, pavimentos, pinturas e elementos em granito, implicaram também a reformulação de alguns espaços. Financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, o projeto de beneficiação da Casa da Cultura de Estarreja representa um investimento total de 272.028,98 €, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 217.623,18 €.

Exposição Retrospetiva de Pintura "3+3"

A Casa da Cultura abre as portas ao público com a Exposição Retrospetiva de Pintura “3+3” da autoria dos pintores António Joaquim, Irmã Gabriela, Jaime Ferreira, Joakin Pereyra, José Mendonça e Luís Alberto. A mostra pretende ser uma retrospetiva do trabalho realizado por este grupo ao longo de três décadas, bem como relembrar seis amigos que aquando da abertura da Casa Cultura de Estarreja (década de oitenta) realizaram neste espaço a 1ª exposição com a temática Estarreja. A mostra estará aberta ao público até dia 31 de Janeiro.

Encontro de Trupes de Reis

Também para este sábado, às 21h00, está agendado o Encontro de Trupes de Reis, com a participação de cerca de 200 cantores e músicos, com entradas livres no Cine-Teatro de Estarreja. A tradição assim determina reunindo pessoas de todas as idades, num clima de festa e de alegria. Os cantares dos reis prometem aquecer a noite fria e encher a principal sala de espetáculos da cidade. A Câmara aposta neste evento como promoção da cultura popular da região e motivando a participação também dos mais novos para que possam perpetuar esta tradição.

Com a participação dos grupos:
1. Associação Cultural e Recreativa dos Amigos das Póvoas
2. Cerciesta
3. Rancho Folclórico “As Tricaninhas Antuã”
4. Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”
5. Agrupamento de Escuteiros de Estarreja
6. Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca
7. Grupo Etnográfico “Danças d’ Aldeia”
8. Associação Cultural e Recreativo do Roxico
9. Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”
10. Grupo de Cavaquinhos “Aidos Velhos”
11. Centro Paroquial de Avanca