Projeto Respira no CTE

sexta, 03 de fevereiro 2012

O Cine-Teatro de Estarreja entra nas escolas e trabalha com professores e alunos. Exemplo disso é o Projeto Respira que envolve alunos de Estarreja.

O projeto de experimentação artística aliado à criação de um espetáculo de dança, parte da vontade de trabalhar o corpo e de partilhar a experiência do processo criativo nas escolas, com conceção, direção e coreografia de Aldara Bizarro. Nesta terceira edição que se realiza entre Estarreja e Lisboa, o projeto é dedicado à exploração do tema “mentira e autenticidade”.

O espetáculo de dança tem interpretação de Aldara Bizarro, Bibiana Figueiredo e alunos da turma 6º B da Escola EB23, Padre Donaciano de Abreu Freire (Álvaro Jardim, Ana Sousa, Ana Conceição, Ana Santos, Ângela Dias, Armando Olim, Beatriz Scarfone, Cátia Matos, Cátia Azevedo, Célia Castro, Fábio Flávio, Hugo Silva, Inês Leite, Jéssica Oliveira, Luís Marques, Patrícia Guiomar, Pedro Alegria, Pedro Azevedo, Ricardo Alegria, Rúben Lamarão).

Após os espetáculos, terá lugar uma conversa informal com a equipa artística sobre o processo de construção do Respira.

Sex 03 Fev

15H00
DANÇA AUDITÓRIO CTE 2,5€
PROJETO EDUCATIVO | 60MIN. | M/6
(sessão para toda a comunidade escolar e para o público em geral)

18H00
DANÇAR É CRESCER - ALDARA BIZARRO E O PROJETO RESPIRA
SESSÃO DE LANÇAMENTO DE LIVRO/DOCUMENTÁRIO

O Cine-Teatro de Estarreja será palco privilegiado para o lançamento do livro/documentário assinado por Paula Varanda sobre o Projeto Respira. Paula Varanda acompanhou a par e passo cada momento deste Projeto. Agrupou todos os instantes e transcreveu-os para as páginas deste livro, um relato das ideias, dos processos, das criações, das interações, das viagens, do empenho dos jovens e professores, do trabalho e da vontade que caracterizam cada edição do Projeto Respira.

Paula Varanda formou-se na Escola Superior de Dança [BA, 1994] e é mestre em Coreografia e Artes Performativas pela Middlesex Univeristy de Londres [MA 2003]. Escreve crítica de dança para o jornal Público desde 2004. Está presente em vários projetos de dança pelo país, assim como é professora adjunta no mestrado da Escola Superior de Dança. Como coreógrafa destacam-se os projetos Interactive Infrared, Yô-Yô: Corpo+Som+Imagem, Dance Journeys in the Forest of Theory, e Diz que Dançam.

Mais informação www.cineteatroestarreja.com