Viagem interativa ao corpo humano

quarta, 08 de fevereiro 2012

645 alunos percorreram o corpo humano e testemunharam os problemas mais relevantes e mais contemporâneos na ciência médica tais como as células estaminais, nanotecnologias, DNA e a terapia genética. Pela primeira vez, as crianças de Estarreja tiveram a oportunidade de fazer uma viagem inédita, uma excursão interativa no “Champimóvel”. A Câmara Municipal promove esta aventura, levando a ciência até às escolas.

Uma oportunidade única. “Gostei muito, é uma experiencia a repetir. Vimos células e coisas espantosas que eu nunca tinha visto. Foi muito divertido”, reagiu Débora, do 6º F da Escola Padre Donaciano. Para muitos esta foi a primeira vez que entraram num simulador. Rui Pedro foi uma dessas crianças mostrando-se muito surpreendido. “É uma experiência divertida mas também aprendo. Adorei”.

O “Champimóvel”, da Fundação de Champalimaud, é uma experiência tridimensional, interativa e móvel com base num filme 3D – O Futuro da Ciência – transmitido num simulador transportável por camião TIR, com tecnologia de ponta cientifica-médica para o coração e a mente das crianças, com idades entre os 9 aos 14 anos.

Hoje e pelo terceiro dia está estacionado na Escola Básica Integrada Padre Donaciano de Abreu Freire, sendo visitado por alunos do Agrupamento de Escolas de Estarreja, de Pardilhó e da Secundária. Amanhã, estará na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Prof. Doutor Egas Moniz, para os alunos do Agrupamento de Avanca.

Despertar a curiosidade científica dos estudantes que imergem no funcionamento do corpo humano ao nível microscópico é um dos principais objetivos desta ação. “Achamos importante esta sensibilização para a ciência”, afirmou ontem o vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria. “São oportunidades que não se podem desperdiçar e que nós proporcionamos para que os nossos alunos aprendam mais e melhor”.

A descoberta dos temas científicos subjacentes é feita de forma natural e lúdica. “Será pela experimentação, pelo ver, pelo sentir, pelo compreender, utilizando as novas tecnologias, pela interatividade, que o assimilar dos conhecimentos mais se consolida”, acrescentou o responsável municipal pela pasta da Educação.