Dia Mundial da Proteção Civil

Nos dias 22 e 23 de março várias ações sensibilizam para a temática em Estarreja...

quinta, 01 de março 2012

O Dia Mundial da Proteção Civil é comemorado todos os anos a 1 de Março, dia em que entrou em vigor a Constituição da OIPC - Organização Internacional de Proteção Civil. A iniciativa visa sensibilizar todos os países do mundo para a importância dos temas associados à protecção civil, nomeadamente para a prevenção.

Este ano, o tema escolhido foi “A Proteção Civil e os Acidentes Domésticos”. A Autoridade Nacional de Proteção Civil, atendendo ao fato de decorrer em 2012 o “Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e Diálogo entre as Gerações”, destaca para esta efeméride a temática “Proteção Civil: cuidados especiais com a pessoa idosa.”

Feira sensibiliza para a prevenção

Neste dia, o vereador da Proteção Civil do Município, Diamantino Sabina, reforça a ideia de que “é fundamental estarmos informados sobre os riscos do dia-a-dia, sobre os acidentes e os males que se escondem por todo lado”.

A Câmara Municipal de Estarreja tem vindo, desde 2008, a assinalar esse dia e este ano não é exceção. Nos dias 22 e 23 de março irá decorrer a Feira da Juventude, da Formação e da Proteção Civil, no Pavilhão Municipal de Estarreja

“Nós, Protecção Civil, fazemos questão de manter a população informada, começando logo pela franja populacional mais influenciável, as crianças e os jovens. Este ano a habitual Semana da Protecção Civil integra a Feira da Juventude e da Formação, com diversas palestras e atividades muito interessantes e muito úteis para todos!”, afirma Diamantino Sabina.

A Feira incluirá as seguintes atividades:

. Mostra de Meios da Proteção Civil (22 de março, parque de estacionamento do Pavilhão);

. “Proteção civil – Um compromisso DE e PARA todos! – Acidentes domésticos”, pelo CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro (dia 22, 11h);

. “Suporte Básico de Vida – Noções de primeiros socorros”, pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga (dia 22, 11h30);

. “Intoxicações – prevenção e primeiros socorros”, pelo Centro de Informação Antivenenos – INEM (dia 23, 11h);

. “O que produzimos em Estarreja – químicos e aplicações”, pelo Pacopar (dia 23, 16h30).

Atenta à necessidade de informar e sensibilizar para a temática da proteção civil, a autarquia tem vindo a dinamizar o Clube de Proteção Civil, o qual envolve os agrupamentos de escolas e Escola Secundária de Estarreja em atividades pedagógicas sobre a temática.

Planos Municipais em consulta pública ainda este mês

Também em Março, a Comissão Municipal de Proteção Civil irá reunir, debruçando-se sobre os Planos Municipais (incluindo o Externo – diretiva Seveso) os quais seguirão ainda este mês para consulta pública, após a qual serão submetidos à ANPC para aprovação legal.

Estarreja prima assim por aproximar a população e entidades relacionadas com a proteção civil, mantendo a abertura à informação, formação e sensibilização sobre esta temática, transversal a todas as idades.