Alargamento e beneficiação da Rua Dr. Tavares da Silva

segunda, 05 de março 2012

A Câmara Municipal deliberou por unanimidade adjudicar a empreitada de alargamento e beneficiação da Rua Dr. Tavares da Silva, Beduído, à empresa “Irmãos Almeida Cabral, Lda.”, de Penalva do Castelo, pelo valor de 672.564,42 €, acrescido do IVA à taxa legal em vigor.

A Rua Tavares da Silva serve a nova Área Desportiva Municipal, constituída pelo Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja e pelo Parque Desportivo do CDE. Articula com a Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva, que serve a Escola Secundária, em cuja empreitada de total remodelação foi introduzido o recuo dos muros de vedação, precisamente para assumir os novos alinhamentos pretendidos pela autarquia, que chegarão até à EN109.

Perspetiva-se uma radical transformação daquele eixo, implicando sucessivas demolições (de muros a uma habitação), em nome da qualidade e segurança dos acessos, introduzindo passeios e ciclovia. Um dado dessa transformação é comparável na largura da via: dos atuais 5 a 6 metros passaremos para os previstos 11 a 13 metros.

Tal como aconteceu com a nova piscina, esta intervenção tem o objetivo de alargar a cidade a norte, requalificando esta parte da cidade onde, até à construção do Complexo de Desporto, tinha uma zona de pinhal algo degradada.

A intervenção terá financiamento de fundos europeus, no âmbito da contratualização com o Mais Centro da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.