Público internacional na mira do BIORIA

quinta, 08 de março 2012

A Câmara Municipal de Estarreja regressou a Espanha para divulgar o projeto BioRia na FIO – Feira Internacional de Turismo Ornitológico – Extremadura Birdwatching Fair, que decorreu no último fim-de-semana, dias 2, 3 e 4 de março, em Villarreal de San Carlos, na Estremadura. Este é um mercado por explorar em Portugal, ao contrário de outros países europeus onde já demonstrou que tem asas para voar.

Num dos maiores eventos europeus do setor, visitado por 11 mil pessoas, o BioRia deu a conhecer o potencial de Estarreja para a observação de aves, tendo aproveitado para um contacto direto com os operadores de turismo, através de um conjunto de reuniões com 17 operadores de vários países incluindo do Reino Unido, Alemanha, Holanda, Estados Unidos, Suíça, Dinamarca e Espanha, no âmbito de uma bolsa de contratação internacional. Um trabalho feito em articulação com o BioRia e o hotel Eurosol.

No stand do BioRia foram disponibilizadas informações detalhadas sobre a rede de percursos pedestres do concelho de Estarreja, com cerca de 50km de extensão, possibilitando explorar e conhecer os segredos da vida selvagem, nomeadamente na zona lagunar da Ria de Aveiro. Na abertura da feira, o stand de Estarreja recebeu a visita do presidente do governo da Estremadura, José António Terraza.

A autarquia estarrejense encara este como mais um importante momento de divulgação do património natural de Estarreja, do BioRia e dos percursos naturais, com enfoque especial nas atividades de birdwatching. Dos 63 expositores, estiveram presentes apenas 3 entidades portuguesas (Município de Estarreja – BioRia, ICNB e Turismo Centro – Geopark NaturTejo) que colocam assim Portugal na mira do público internacional.

Ao longo dos 3 dias decorreram atividades paralelas abertas ao público, tais como passeios pelos percursos pedestres, sessões de anilhagem de aves, atividades de educação ambiental, roteiros fotográficos e visitas aos miradouros nas escarpas do Rio Tejo.

De realçar que a região espanhola da Estremadura dispõe de uma rede de hotéis e de habitações rurais que têm como grande mercado o birdwatching.

Cada vez mais, os birdwatchers procuram novos locais para observar e estudar as aves no seu habitat natural. O birdwatching é hoje um dos grandes recursos do futuro da indústria do turismo. A feira tem o objetivo de valorizar o turismo sustentável, sendo um espaço de reunião e entretenimento, combinando a presença de especialistas ornitólogos com o mundo empresarial e as instituições relacionadas com as áreas de ambiente e turismo.

Apesar das excelentes condições naturais de Portugal, este é um mercado que só agora começa a ser explorado, ao contrário de muitos países por todo o mundo que criaram condições para serem visitados e que dependem em muito desta vertente do Turismo de Natureza.  

BioRia www.bioria.com